Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula: 'Temer deu facada nas costas de Dilma'


Lula: 'Temer deu facada nas costas de Dilma' - Gente de Opinião

Pernambuco 247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o presidente interino, Michel Temer, durante discurso em Caruaru, Agreste pernambucano, de esfaquear a presidente Dilma Rousseff "pelas costas". "Eu perdi uma eleição para governador e duas eleições para presidente e em momento nenhum falei em golpe. Eu me preparei. Se Temer tem algo de democrático, ele deveria se preparar e lançar sua candidatura em 2018, mas ele sabendo que não ganharia as eleições, preferiu dar uma facada nas costas de Dilma e chegar por trás na Presidência da República, disse.

Segundo Lula, Temer agiu como os militares em 1964, quando derrubaram o governo democraticamente eleito e implantaram uma ditadura no País. A passagem de Lula por Caruaru é a penúltima etapa de sua viagem a Pernambuco. Em mais um sinal de sua candidatura à presidência, seja agora ou em 2018, Lula afirmou que essa viagem, que também passou pela Bahia, lhe deu "vontade de voltar a viajar pelo País".

Antes de almoçar com militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ex-presidente voltou a dizer que a população tem que pressionar os senadores para que votem contra o impeachment. "Para Dilma não sofrer impeachment, ela precisa de 28 votos e até agora ela tem 22. Portanto, precisamos convencer os 6 senadores restantes que o voto dela foi tão democrático quanto o que eles receberam nas eleições", afirmou. Ele pediu que os eleitores enviem mensagens pelo Whatsapp para os senadores como forma de pressão.

Lula aproveitou a ocasião para alfinetar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que foi ministro da Integração nacional do governo Dilma. Segundo Lula, FBC passou a apoiar o impeachment após Temer assegurar um ministério para o filho, o deputado federal Fernando Filho (PSB-PE). "O povo desse estado votou em senador que foi ministro de Dilma e está votando contra ela. Bastou que o Temer desse um cargo para o filho dele. Então vocês têm que mandar WhatsApp para cada senador. É assim que a gente vai ganhar essa parada. Para ele saber que nunca mais vai receber o voto do povo para ser senador", disse. Fernando Filho é o atual ministro das Minas e Energia do governo Temer.

Lula disse também que as elites nacionais não aceitam as mudanças implantadas pela esquerda no País nos últimos anos e que permitiram a ascensão das camadas mais pobres da população. "Estão incomodados que o filho do agricultor e da empregada doméstica estão na universidade. O que eles não sabem é que nós não somos de açúcar, nós não derretemos. O que eles não sabem é que nós nascemos para lutar e consagrar as conquistas da democracia brasileira", afirmou. Segundo ele, a elite acha que o poder é só para ela e que a mulher deve ser tratada apenas como objeto de cama e mesa e não como presidente da República.

Ainda nesta quarta-feira, Lula seguirá para o Recife, onde participará de um ato público em defesa da democracia e contra o golpe no Pátio de São Pedro, no centro da capital pernambucana. Em seguida, o ex-presidente retornará a São Paulo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)