Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula libera sedes para se endividarem




Agência Estado  - A festa no Brasil vai começar para a Copa do Mundo de 2014. Pelo menos nas contas públicas. A Agência Estado obteve confirmações oficiais do governo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar um decreto no próximo dia 19 autorizando os doze municípios que serão sedes do Mundial a se endividarem. Com licitações atrasadas e obras ainda paradas, a mudança na lei facilitará o gasto público e é, por enquanto, a maior mudança legislativa já adotada pelo País para receber a Copa.

Se não bastasse a mudança na capacidade de se endividar, municípios, estados e o governo federal já declararam que não cobrarão um centavo em impostos da Fifa, uma exigência da entidade para levar o Mundial ao país. A estimativa é de que contratos públicos no valor total de US$ 50 bilhões serão alvo de licitações no País nos próximos quatro anos para preparar as cidades para a Copa.

Pelas lei de responsabilidade fiscal que foi aprovada no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, limites foram colocados para o volume de empréstimos que uma cidade ou um estado poderiam tomar. Agora, o governo federal vai declarar um período de exceção de quatro anos e permitir o endividamento para que as obras para a Copa sejam realizadas.

"No caso do Rio de Janeiro, essa medida será fundamental", disse o prefeito carioca, Eduardo Paes. Pelas atuais regras, uma prefeitura apenas pode pegar empréstimos e se financiar na quantidade de arrecadação que consegue obter por ano. No caso dos estados, a lei permite que o volume de financiamento seja o dobro da arrecadação.

Agora, o decreto também permitirá que um município tenha uma dívida equivalente ao dobro que se arrecada. "No caso do Rio, teremos R$ 10 bilhões para poder buscar em financiamento", comemorava neste domingo o prefeito da cidade durante a final da Copa vencida pela Espanha.

Com o fim da Copa do Mundo na África, a Fifa já alerta que focará todas suas atenções no Brasil. Mas o atraso na licitação de obras públicas deixa muitos na entidade nervosos. "Agora é a vez de vocês (brasileiros)", disse Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, ao final do jogo deste domingo.

Fonte: Bem Paraná com informações da Agência Estado
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)