Porto Velho (RO) domingo, 20 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula é o 41º presidente e o segundo reempossado democraticament


Alessandra Bastos
 Agência Brasil

Brasília - Esta será a segunda vez que um presidente da República será reempossado democraticamente. O primeiro a ocupar novamente o cargo foi Fernando Henrique Cardoso, que criou a possibilidade ao fazer uma reforma na Constituição. Durante o primeiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva declarou-se contra a reeleição, mas afirmou que, apesar de não concordar, não desperdiçaria a oportunidade criada pelo adversário PSDB.

Fernando Henrique foi também o primeiro presidente, em 40 anos, a passar a faixa a um sucessor também eleito pelo voto direto. Desde a posse de Jânio Quadros, o Brasil não vivia esse momento.

Lula é o 41º homem a chegar ao poder. O primeiro chefe a comandar o país foi Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891, seguido de Floriano Peixoto, Prudente de Moraes e Campos Salles, que terminou o mandato já no século seguinte, em 1902.

Durante 30 anos, foram onze presidentes. Em 1930, assume Menna Barreto e, no mesmo ano, Isaías de Noronha, Augusto Fragoso e Getúlio Vargas, o campeão de mandatos. Ele ficou no poder de 1930 a 1945 (três mandatos) e assumiu novamente em 1951.

Até Juscelino Kubitschech (1956 a 1961) houve mais três presidentes. Juscelino passou a faixa para Jânio Quadros, que foi substituído por Paschoal R. Mazzilli e este por João Goulart, que governou de 1961 a 1964.

Chegava a ditadura militar. E, com ela, Mazzili reassume, seguido de Castello Branco (até 1967) e Costa e Silva (até 1969). Neste ano, o país teve quatro presidentes: Aurélio Lyra, Augusto Radamaker, Márcio Melo e Emílio G. Médici, que ficou no poder até 1974, quando assume Ernesto Geisel.

Em 1985, João Figueiredo passaria faixa a Tancredo Neves, que não chega assumir. Quem fica em seu lugar é o vice José Sarney. Em 1990, assume Fernando Collor, que comanda a presidência por dois anos, não chegando a termina o mandato. Assume o vice Itamar Franco que, em 1995, é substituído por Fernando Henrique Cardoso.
 

Mais Sobre Política - Nacional

HASTA LA VISTA, BAMBINO

HASTA LA VISTA, BAMBINO

Césare Battisti buscou a proteção de Evo Morales, seu aliado de esquerda.

Jair Bolsanaro assina decreto e  pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jair Bolsanaro assina decreto e pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro hoje (15), no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão compra

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

São casos exemplares que demonstram comportamentos opostos dos governos

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregul