Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula é o 41º presidente e o segundo reempossado democraticament


Alessandra Bastos
 Agência Brasil

Brasília - Esta será a segunda vez que um presidente da República será reempossado democraticamente. O primeiro a ocupar novamente o cargo foi Fernando Henrique Cardoso, que criou a possibilidade ao fazer uma reforma na Constituição. Durante o primeiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva declarou-se contra a reeleição, mas afirmou que, apesar de não concordar, não desperdiçaria a oportunidade criada pelo adversário PSDB.

Fernando Henrique foi também o primeiro presidente, em 40 anos, a passar a faixa a um sucessor também eleito pelo voto direto. Desde a posse de Jânio Quadros, o Brasil não vivia esse momento.

Lula é o 41º homem a chegar ao poder. O primeiro chefe a comandar o país foi Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891, seguido de Floriano Peixoto, Prudente de Moraes e Campos Salles, que terminou o mandato já no século seguinte, em 1902.

Durante 30 anos, foram onze presidentes. Em 1930, assume Menna Barreto e, no mesmo ano, Isaías de Noronha, Augusto Fragoso e Getúlio Vargas, o campeão de mandatos. Ele ficou no poder de 1930 a 1945 (três mandatos) e assumiu novamente em 1951.

Até Juscelino Kubitschech (1956 a 1961) houve mais três presidentes. Juscelino passou a faixa para Jânio Quadros, que foi substituído por Paschoal R. Mazzilli e este por João Goulart, que governou de 1961 a 1964.

Chegava a ditadura militar. E, com ela, Mazzili reassume, seguido de Castello Branco (até 1967) e Costa e Silva (até 1969). Neste ano, o país teve quatro presidentes: Aurélio Lyra, Augusto Radamaker, Márcio Melo e Emílio G. Médici, que ficou no poder até 1974, quando assume Ernesto Geisel.

Em 1985, João Figueiredo passaria faixa a Tancredo Neves, que não chega assumir. Quem fica em seu lugar é o vice José Sarney. Em 1990, assume Fernando Collor, que comanda a presidência por dois anos, não chegando a termina o mandato. Assume o vice Itamar Franco que, em 1995, é substituído por Fernando Henrique Cardoso.
 

Mais Sobre Política - Nacional

Bolsonaro anuncia aumento do piso dos professores

Bolsonaro anuncia aumento do piso dos professores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede soci

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo