Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula diz que produtividade é palavra de ordem na agricultura familiar


   
Paula Laboissière
Agência Brasil

Brasília - Ao lembrar o lançamento do Plano Safra Mais Alimentos – na semana passada – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (7) que a “palavra de ordem é produtividade” e avaliou que o maior destaque do plano 2008 é o programa de financiamento de máquinas voltado aos agricultores familiares.

“Fizemos um programa de financiamento de R$ 25 bilhões até 2010 para financiar 60 mil tratores e outros implementos agrícolas para a agricultura familiar. Eles [os agricultores] vão pagar em 10 anos, com carência de 3 anos, juros de 2%, em uma perspectiva de dobrar a produção agrícola na agricultura familiar."

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula avaliou que o governo quer tratar o momento de “inflação do alimento” como uma oportunidade para que o país dê “um salto de qualidade”.

“Nós temos terra, agricultores, tecnologia, água, sol. O que precisávamos era financiamento e nós acabamos de fazer o mais importante programa de financiamento da agricultura e, ao mesmo tempo, o mais importante programa de financiamento de máquinas e implementos agrícolas para os trabalhadores rurais da agricultura familiar.”

O presidente elogiou o desempenho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e afirmou que a instituição é a “mais importante do mundo” no quesito agricultura tropical. Segundo Lula, o objetivo do governo é formar "um braço” da Embrapa para fortalecer a agricultura familiar. Além disso, Lula salientou a necessidade de o mercado fornecer aos produtores familiares o maquinário suficiente para a produção agrícola.

"Vamos fazer um esforço para que a indústria possa produzir todas as máquinas que eles [os agricultores] quiserem comprar e para que a gente possa, com esse programa, levar para a agricultura familiar a tecnologia que a agricultura empresarial já tem.”

 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç