Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula deixa hospital e segue a São Bernardo para descansar



BBC Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta e deixou o Hospital Português, em Recife, onde havia sido internado com uma crise de hipertensão nas primeiras horas desta quinta-feira.

Segundo a Agência Brasil, o presidente deve ir para São Bernardo do Campo (SP), onde descansará na companhia de familiares até domingo. Sua agenda de compromissos foi cancelada até segunda-feira.

Por causa do episódio, Lula cancelou sua viagem a Davos, na Suíça, onde participaria do Fórum Econômico Mundial e receberia o prêmio de Estadista Global.

O chefe de comunicações e mídia do Fórum, Adrian Monck, disse à BBC Brasil que o criador e presidente da instituição, Klaus Schwab, recebeu a notícia da internação de Lula na manhã desta quinta-feira e deseja que o presidente tenha uma "rápida recuperação".

'Indisposto'

O presidente passou mal por volta da 0h30 quando já estava a bordo de seu avião, prestes para embarcar para a Suíça, e seu médico, Cléber Ferreira, recomendou a internação na capital pernambucana.

Segundo Ferreira, o presidente foi submetido a uma série de exames e, após receber medicação, sua pressão voltou ao normal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, Lula já estava "cansado e indisposto" durante os compromissos de sua agenda no Recife, que incluíram a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento na periferia da cidade e um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O presidente foi acompanhado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela desistiu de voltar a Brasília após a internação e o visitou no hospital.

Davos

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, informou que Lula será representado em Davos pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O presidente receberia, das mãos do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o prêmio Estadista Global, que marca os 40 anos da instituição. O evento estava marcado para sexta-feira. Nesta quinta, Lula ficaria na capital suíça, Zurique.

A ida de Henrique Meirelles já estava prevista, já que ele participa de um evento para falar sobre o Brasil na sexta-feira.

Além desse compromisso, Lula só tinha previsto na agenda um encontro com Klaus Schwab e com a presidente da Confederação Suíça, Doris Leuthard.

A única vez que Lula foi ao Fórum de Davos, nos Alpes suíços, foi em 2003.

Recém-eleito e temido pela elite econômica, ele pediu na época que os países ricos “abrissem os olhos” para a ascensão dos emergentes no cenário mundial e promovessem o crescimento econômico com justiça social.

Ao outorgar o prêmio a Lula, Klaus Schwab disse que as iniciativas brasileiras de fomentar o crescimento e a equidade social são um “exemplo” para os formuladores de políticas públicas.

*Colaborou Pablo Uchoa, enviado especial da BBC Brasil a Zurique

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)