Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula chama ONGs de mentirosas e Greenpeace rebate


Ao afirmar que “as ONGs não estão dizendo a verdade quando dizem que a medida provisória [458] incentiva a grilagem de terra no Brasil”, como noticiado pelos meios de comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chama de mentirosos não só os ambientalistas, mas a senadora e ex-ministra do meio ambiente Marina Silva (PT-AC), toda a bancada do PT no senado - inclusive Aloizio Mercadante, ex-líder do governo -; 36 procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que atuam na Amazônia e centenas de empresários que repudiaram publicamente o conteúdo da MP 458. Isso sem contar os milhares de cidadãos que durante a semana ligaram para o gabinete pedindo veto à medida. 

Assista o discurso do presidente
 Lula no Opinião TV
Lula chama ONGs de mentirosas e Greenpeace rebate - Gente de Opinião


A MP 458 abre brechas para anistiar quem já grilou, incentiva novas invasões de terras públicas na Amazônia e premia o desmatamento. “A MP proposta pelo governo já era ruim na sua origem ficou pior ainda depois que o congresso adicionou artigos que permite que pessoas que não vivem nas terras sejam beneficiadas; que determina carência de apenas três anos para avenda das terras; e o que possibilita que empresas sejam donas das terras na Amazônia”, diz Marcio Astrini, da campanha da Amazônia.

Cerca de 67 milhões de terra na Amazônia, o maior patrimônio socioambiental dos brasileiros, serão governo verifique se os beneficiados realmente são as famílias que há décadas estão no local e usam a terra para sobrevivência. É essa a razão da indignação das ONGs, senadores, empresários,promotores públicos e da sociedade civil. “Resolver o problema fundiário na Amazônia é fundamental para promover a justiça social e combater o desmatamento. O que questionamos é como a regulamentação está sendo conduzida”, diz Astrini.

Como bem disse Marina em seu discurso no dia da votação da MP, o presidente tem a obrigação moral de pelo menos vetar esses artigos, para honrar a sua história e a memória de cidadãos como Chico Mendes e a irmã Dorothy Stang que pagaram com a própria vida por seu desejo de ver a terra sendo usada por quem é realmente merecedor.

Se a MP estivesse em vigor à época do assassinato de irmã Dorothy, em 2005, a área de 1.500 hectares defendida para a criação de um PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), em Anapu, no Pará, seria destinada aos acusados pela morte da freira.

Estamos abertos ao diálogo caso o presidente Lula esteja mesmo disposto a debater o assunto com as ONGs. Que tal na próxima quarta-feira, 24 de junho?

Faça sua parte: ligue e divulgue os números e o e-mail do presidente Lula para seus amigos e peça para que eles digam NÃO a MP 458

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)