Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula apela para que adversários não façam jogo sujo e pede prudência a militantes


 
Marli Moreira*
Agência Brasil

São Paulo – A uma semana das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (23) que a disputa eleitoral deve se dar de forma democrática e não com ataques e jogo sujo por parte de adversários. Lula fez o apelo, em um discurso, durante o comício da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, no centro de Carapicuíba, município a oeste da região metropolitana de São Paulo.

O presidente lembrou que apesar de ter perdido as eleições nas campanhas presidenciais de 1989, 1994 e 1998, não reagiu de forma violenta, nem com ataques pessoais. "Não havia da minha parte ataques e jogo sujo com adversários”.

Lula criticou os confrontos envolvendo simpatizantes do PT e PSDB, como o ocorrido na última quarta-feira (20) no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi atingido na cabeça duas vezes - com uma bolinha de papel e um objeto semelhante a um rolo de fita adesiva.

O presidente ressaltou que o embate entre os adversários deve ser levado na disputa pelo voto e não com agressões. “A surra que a gente quer dar é a da derrota nas urnas”, afirmou Lula, arrancando aplausos dos presentes.

Além de Lula e Dilma, estavam no palanque, montado em cima de um carro de som, a senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) e os senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, ambos do PT de São Paulo, além de outros líderes do partido.

O presidente reiterou a importância de o país ter a primeira mulher na Presidência da República, afirmando que sem ela no poder, há ameaças de retrocesso em vários setore, como a volta de “um salário mínimo que não dá para comprar a cesta básica”.

Lula lembrou ainda que por meio da política conduzida por ele, o estado de São Paulo conseguiu baixar a taxa de desemprego. Citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que o índice passou de 6,8% para 6,3%.


 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç