Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

LOTEAMENTO PARTIDÁRIO: Crise expõe colapso do sistema político


 
LOTEAMENTO PARTIDÁRIO: Crise expõe colapso do sistema político - Gente de Opinião
Um possível processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) não resolverá sozinho um dos principais problemas da política brasileira – a promiscuidade nas relações entre Executivo e Legislativo. A questão foi levantada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para quem o afastamento de Dilma “não adianta nada”. A opinião de que o “presidencialismo de coalizão” entrou em colapso é compartilhada também por petistas e ex-militantes do partido.

“Esse modelo que eles chamam de presidencialismo de coalizão está exaurido. E não é de coalizão. É de cooptação”, disse o ex-presidente na terça-feira (10). Criado pelo cientista político Sérgio Abranches na década de 1980, o termo define um sistema em que o Poder Executivo divide espaços nos ministérios com aliados do Poder Legislativo.

Segundo Abranches, essa fórmula tem garantido a estabilidade dos governos brasileiros desde 1946 e também é reproduzida nas esferas estaduais e municipais. O loteamento partidário dos cargos federais, no entanto, disparou nas gestões Lula e Dilma. No segundo mandato, a presidente bateu o recorde histórico de legendas com assentos na Esplanada – 11.

“Um Congresso que tem 20 e poucos partidos e um governo com 40 e poucos ministérios é receita para não dar certo. Não pode funcionar”, afirmou FHC. Na gestão dele, seis partidos participaram do primeiro escalão – PSDB, PMDB, PFL, PPB, PTB e PPS. Dessa lista, três mantêm ministros no governo Dilma – PMDB, PTB e PP (antigo PPB).

Presidente do PT no Paraná, o deputado federal Ênio Verri diz que há um consenso interno na sigla de que o modelo de coalizão chegou ao limite. “Vivemos hoje uma crise desse modelo, que teve um tempo de vida útil e se desgastou. Foi a partir dessa fórmula, que não foi inventada do PT, que nasceram inúmeros partidos sem qualquer viés ideológico, em busca apenas de mais espaços de poder”, avalia o parlamentar.

Para Verri, qualquer mudança depende de uma reforma política que fortaleça os partidos. “Essa história de votar na pessoa e não no partido claramente não dá certo.”

Promotor aposentado e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, Antonio Biscaia ganhou notoriedade no combate à corrupção em tempos difíceis para o PT. Entre 2005 e 2006, liderou um grupo de dissidentes do partido durante o escândalo do mensalão. Votou pela cassação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. E foi presidente da CPI dos Sanguessugas, que recomendou a perda de mandato de 72 parlamentares envolvidos na máfia das ambulâncias. Desfiliado da legenda há três anos, ele lamenta a conduta dos petistas.

Biscaia diz que a negociação faz parte do processo de governabilidade, mas que o PT extrapolou todos os limites. “Como é que você pode entregar uma diretoria da Petrobras para que um partido a saqueie integralmente? Não tem qualquer cabimento que cargos em empresas estatais entrem na negociação política. Quando entram, é só para institucionalizar a roubalheira”, diz o ex-deputado.

(Fonte: Gazeta do Povo).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)