Porto Velho (RO) domingo, 24 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Livro mostra o poder dos blogs


Agência O GloboRIO - Bem mais do que inocentes diários eletrônicos, os blogs hoje representam uma mudança radical no uso da informação. Podem ser perigosos para quem não entende a velocidade e a força dos posts, mas também podem ser uma alavanca de sucesso para quem souber tirar proveito deles.Em "Blog - Entenda a revolução que vai mudar seu mundo", Hugh Hewitt, um influente blogueiro que possui uma coluna semanal no The Daily Standard, a edição on-line de The Weekly Standard, e no WorldNetDaily.com., mostra que empresários, políticos e executivos de marketing precisam logo ocupar espaço nesse movimento.Hewitt vem se tornando um historiador em tempo real (como é próprio da internet) do que foi batizado como Blogosfera. De forma ativa, ele vivenciou os processos deflagrados por importantes blogs americanos que resultaram em recentes escândalos nacionais. O primeiro envolvendo o senador republicano Trent Lott e o outro, John Kerry, candidato à presidência dos Estados Unidos contra George W. Bush.Lott teve uma declaração de apoio a antigo político racista discutida exaustivamente na internet, o que o levou a renunciar à liderança de seu partido no Senado. Já Kerry foi pego em uma mentira. Para atacar o comando militar do país, disse ter sido enviado clandestinamente ao Camboja, nos anos 1970, quando na verdade não esteve lá. O episódio comprometeu sua campanha.Com base nos casos desses dois políticos, entre outros contados em Blog, Hewitt defende que as pessoas tenham muita atenção a essa nova mídia para não perderem espaço no mercado em pouco tempo. O escritor sustenta que os blogs são os megafones da mídia. E o que ocorreu com os políticos ocorre também com as empresas.Hugh Hewitt aponta o investimento nos blogs como um caminho urgente para os responsáveis pelo marketing das empresas. Públicos específicos como é difícil ter na mídia tradicional e valores mais baixos são aspectos atraentes para a exploração dos blogs.No livro, ele dá dicas de como escolher os blogueiros e considera fundamental a atenção aos conteúdos: pelo alcance e velocidade do veículo, a confiança é o grande produto em questão. Um engano, uma informação mal-usada e, segundo Hewitt, o blog se esvazia rapidamente. Nesse caso, a empresa envolvida se vê numa repercussão negativa quase instantânea, a avalanche a que se refere.O site americano Technorati ( http://technorati.com), espécie de observador do que é divulgado pela Internet e citado em Blog por Hugh Hewitt, afirma que há na rede hoje mais de 66 milhões de blogs registrados. Ainda segundo o site, 175 mil são criados todos os dias. Eram cerca de 50 apenas, em 1999, quando, de acordo com Hewitt, teve início o fenômeno.

Mais Sobre Política - Nacional

Oscar Maroni elogia Sérgio Moro e diz estar otimista com o novo governo

Oscar Maroni elogia Sérgio Moro e diz estar otimista com o novo governo

O empresário Oscar Maroni, fala sobre politica, economia e empreendedorismo e se diz esperançoso sobre o futuro do país Oscar Maroni, empresário nos s

Igreja Católica reage à ofensiva do governo: Evaristo Pascoal Spengler. "Só vimos na ditadura"

Igreja Católica reage à ofensiva do governo: Evaristo Pascoal Spengler. "Só vimos na ditadura"

A Igreja Católica começa a reagir à ação de espionagem do governo Bolsonaro contra o Sínodo da Amazônia que terá como ponto culminante um encontro no

Senador Marcos Rogério diz que PEC sobre aborto deve ser debatida na CCJ

Senador Marcos Rogério diz que PEC sobre aborto deve ser debatida na CCJ

O senador Marcos Rogério (RO) disse que a proposta de emenda à Constituição (PEC 29/2015) que altera o artigo 5º da Constituição para determinar a “in

Ciro Gomes é vaiado e responde: “O LULA TÁ PRESO, BABACA”

Ciro Gomes é vaiado e responde: “O LULA TÁ PRESO, BABACA”

Ciro Gomes repetiu o que fez seu irmão Cid no segundo turno das eleições e chamou um militante do PT de "babaca", nesta quinta-feira (7), durante a Bi