Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Legado social é desafio para Copa do Mundo e Olimpíadas


 
Vladimir Platonow
Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro do Esporte, Orlando Silva, fez um balanço positivo dos oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no setor e disse que o desafio para a Copa do Mundo e as Olimpíadas é garantir um legado social importante para o país.

Silva acompanha o presidente da República na cerimônia de entrega do 6º Prêmio Craque Brasileirão 2010, no Theatro Municipal. A premiação é concedida aos atletas que se destacaram na competição deste ano.
 

“O legado aquém do que nós pretendíamos [no Pan-Americano de 2007] serviu de lição. O planejamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos já vai levar o legado como uma de suas preocupações. Serviu como aprendizado, tanto que os principais investimentos são em infraestrutura urbana, em transportes e saneamento, o que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. O estímulo ao esporte já é um legado social.”
 

Para o ministro, os dois mandatos do presidente Lula trouxeram importantes avanços para a área esportiva, com reflexos futuros em várias gerações de atletas, que vão competir nas próximas olimpíadas.
 

“Foram oito anos de um trabalho importante. Pela primeira vez tivemos um ministério voltado especificamente para a atividade do esporte. Houve muitas conquistas. A realização dos Jogos Pan-Americanos foi um grande sucesso. A conquista da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos colocou o Brasil na rota dos grandes eventos. Nós demos um salto importante em programas sociais. Hoje nós temos milhões de pessoas beneficiárias de parcerias nossas com governos estaduais e prefeituras.”
 

Orlando Silva também destacou a aprovação de uma legislação de incentivo ao esporte. “Nós resgatamos dívidas importantes. O esporte batalhou por 40 anos por uma lei de incentivo, que nós conseguimos aprovar em 2006, incentivando empresas a investir em atletas e clubes e descontar no Imposto de Renda. Cumprimos também o compromisso com atletas que não têm patrocínio, por meio do Bolsa Atleta. Seja no esporte social, seja no de alto rendimento, nós tivemos bons resultados. Mas muitos desafios ainda vêm por aí.”
 

Segundo o ministro do Esporte, um dos compromissos estratégicos do país é ligar o esporte à escola e à educação. “É a base do esporte olímpico e o estímulo da atividade física saudável”.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç