Segunda-feira, 3 de outubro de 2016 - 07h32

247 - Os responsáveis pela Lava Jato já fazem as contas sobre uma eventual impugnação da candidatura de Lula à Presidência em 2018. Dos 16 réus da operação que recorreram ao Tribunal Regional Federal, oito já foram condenados também em segunda instância. Ser condenado por órgão colegiado, como TRF, é uma das condições que tornam uma pessoa inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Os prazos para as duas condenações variaram de 512 a 595 dias.
"Se essa duração se repetir nas outras ações penais ligadas à operação, poderá afetar o destino político de processados que desejam concorrer ao pleito de 2018, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", informa reportagem de Ana Estela de Souza Pinto na Folha de S.Paulo.
"Mas, ainda que todos os 8 casos já analisados pelo TRF tenham levado menos de 670 dias para receber a segunda condenação, dos 8 recursos que ainda aguardam sentença do tribunal, só 3 estão aquém desse prazo.
Se condenado por Moro, Lula poderá recorrer em liberdade ao TRF. Sua candidatura só seria impedida, nesse caso, se recorresse ao Tribunal Regional e fosse novamente condenado antes do registro, ou seja, cerca de 680 dias após o início do processo.
Em julho, o Datafolha o mostrou na liderança em cenários de primeiro turno, ainda que tenha a mais alta rejeição entre presidenciáveis."
Desde que foi denunciado na Lava Jato, no mês passado, Lula vem afirmando que o processo é uma tentativa de impedir sua candidatura à Presidência em 2018.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)