Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

KM Brasil 2010 discute o impacto das redes sociais na vida das pessoas



O KM Brasil 2010 - 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento discute o papel das mídias sociais no século XXI. Gil Giardelli, da ESPM, recebe Mário Costa, da IBM, e Luciano Palma, da Lpalma.com, para contar suas experiências no ciberespaço. 
 

Acaba de estrear no Brasil o polêmico filme “A Rede Social”, que trata da fundação do Facebook, um dos principais sites de relacionamentos on-line, hoje com mais de 600 milhões de usuários. No início essa comunidade era usada apenas pelos estudantes da Harvard, depois outras universidades de todo mundo passaram a fazer parte da rede com o objetivo de gerar e repartir o conhecimento. Mark Zuckerberg, um dos fundadores, defende que “compartilhar informações e tornar a vida pública nos faz pessoas melhores”. De fato, o Facebook surgiu para possibilitar que grupos possam debater temas de interesse comum.

Nos últimos anos, as mídias sociais passaram a ganhar espaço na vida das pessoas. Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e os blogs propiciam novas possibilidades de relacionamento na Internet. Atualmente, o Brasil ocupa a liderança em uso de redes sociais. As empresas, por sua vez, já despertaram para o impacto das redes sociais em seus negócios.

Para falar sobre como as mídias sociais se tornaram uma valiosa ferramenta de comunicação no século XXI, o professor do curso “Redes sociais e Inovação digital no Centro de Inovação e Criatividade”, da ESPM, Gil Giardelli estará no KM Brasil 2010 - 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, no dia 4 de novembro. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), no período de 03 a 05 de novembro, em Gramado (RS).

Segundo o especialista, as últimas grandes mudanças mundiais aconteceram pela tecnologia ou por fatores climáticos. “Ambas necessitam de novos hábitos e da quebra de paradigmas. Caminhamos para a aldeia global, para o idioma universal, para a liga dos justos propagada por Karl Marx. Vivemos hoje num lugar onde quanto mais se compartilha, mais se recebe”, receita Giardelli.

O professor acredita que as pessoas já não querem mais as redes verticais. De acordo com ele, os indivíduos estão migrando para as redes sociais abertas. “Esse é o reflexo das mudanças: sai o marketing de guerra que bombardeava o consumidor, acertava no target, blitz, saturação e impacto e entra em cena a comunicação de relacionamento”. Gil completa: “Hoje existem centenas de exemplos de agentes de mudanças no ciberespaço. Cada um fazendo e propondo pequenas atitudes que mudam o mundo todos os dias.”

No painel “Gestão do Conhecimento e as Mídias Sociais”, programado para o KM Brasil 2010, Gil pretende mostrar como as redes sociais e seu enorme poder de opinião, propagação e de criação de valor podem ser ferramentas de gestão do conhecimento. “Vamos falar como as redes sociais, YouTube, Twitter, Foursquare, Formspring, Robô.to, Slideshare, Taking Itglobal, Blogosfera, Myspace estão mudando o comportamento humano e a relação das organizações com a sociedade”, exemplifica.

Outro tópico a ser abordado é sobre como integrar ferramentas de relacionamento, integração de banco de dados, sistemas de gestão de conhecimento e de fidelização no universo das redes sociais. Para tanto, Mário Costa, da IBM, e Luciano Palma, da Lpalma.com, contarão suas experiências na rede.

Direcionada a empresas, poder público e pesquisadores, a programação do KM Brasil 2010 conta com painéis sobre como a gestão do conhecimento pode auxiliar organizações e cadeias produtivas; contribuir para os modelos de excelência; influenciar as redes sociais, além de outros assuntos relacionados à sustentabilidade na inovação, nas políticas públicas, na internacionalização, na certificação de produtos e serviços, entre outros


SERVIÇO:

9º CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO - KM BRASIL 2010

Período: de 3 a 5 de novembro de 2010
Horário: das 8 às 19 horas


Fonte: Clarice Pereira/ Márcia Brandão
 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç