Domingo, 24 de outubro de 2010 - 08h07
O KM Brasil 2010 - 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento discute o papel das mídias sociais no século XXI. Gil Giardelli, da ESPM, recebe Mário Costa, da IBM, e Luciano Palma, da Lpalma.com, para contar suas experiências no ciberespaço.
Acaba de estrear no Brasil o polêmico filme “A Rede Social”, que trata da fundação do Facebook, um dos principais sites de relacionamentos on-line, hoje com mais de 600 milhões de usuários. No início essa comunidade era usada apenas pelos estudantes da Harvard, depois outras universidades de todo mundo passaram a fazer parte da rede com o objetivo de gerar e repartir o conhecimento. Mark Zuckerberg, um dos fundadores, defende que “compartilhar informações e tornar a vida pública nos faz pessoas melhores”. De fato, o Facebook surgiu para possibilitar que grupos possam debater temas de interesse comum.
Nos últimos anos, as mídias sociais passaram a ganhar espaço na vida das pessoas. Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e os blogs propiciam novas possibilidades de relacionamento na Internet. Atualmente, o Brasil ocupa a liderança em uso de redes sociais. As empresas, por sua vez, já despertaram para o impacto das redes sociais em seus negócios.
Para falar sobre como as mídias sociais se tornaram uma valiosa ferramenta de comunicação no século XXI, o professor do curso “Redes sociais e Inovação digital no Centro de Inovação e Criatividade”, da ESPM, Gil Giardelli estará no KM Brasil 2010 - 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, no dia 4 de novembro. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), no período de 03 a 05 de novembro, em Gramado (RS).
Segundo o especialista, as últimas grandes mudanças mundiais aconteceram pela tecnologia ou por fatores climáticos. “Ambas necessitam de novos hábitos e da quebra de paradigmas. Caminhamos para a aldeia global, para o idioma universal, para a liga dos justos propagada por Karl Marx. Vivemos hoje num lugar onde quanto mais se compartilha, mais se recebe”, receita Giardelli.
O professor acredita que as pessoas já não querem mais as redes verticais. De acordo com ele, os indivíduos estão migrando para as redes sociais abertas. “Esse é o reflexo das mudanças: sai o marketing de guerra que bombardeava o consumidor, acertava no target, blitz, saturação e impacto e entra em cena a comunicação de relacionamento”. Gil completa: “Hoje existem centenas de exemplos de agentes de mudanças no ciberespaço. Cada um fazendo e propondo pequenas atitudes que mudam o mundo todos os dias.”
No painel “Gestão do Conhecimento e as Mídias Sociais”, programado para o KM Brasil 2010, Gil pretende mostrar como as redes sociais e seu enorme poder de opinião, propagação e de criação de valor podem ser ferramentas de gestão do conhecimento. “Vamos falar como as redes sociais, YouTube, Twitter, Foursquare, Formspring, Robô.to, Slideshare, Taking Itglobal, Blogosfera, Myspace estão mudando o comportamento humano e a relação das organizações com a sociedade”, exemplifica.
Outro tópico a ser abordado é sobre como integrar ferramentas de relacionamento, integração de banco de dados, sistemas de gestão de conhecimento e de fidelização no universo das redes sociais. Para tanto, Mário Costa, da IBM, e Luciano Palma, da Lpalma.com, contarão suas experiências na rede.
Direcionada a empresas, poder público e pesquisadores, a programação do KM Brasil 2010 conta com painéis sobre como a gestão do conhecimento pode auxiliar organizações e cadeias produtivas; contribuir para os modelos de excelência; influenciar as redes sociais, além de outros assuntos relacionados à sustentabilidade na inovação, nas políticas públicas, na internacionalização, na certificação de produtos e serviços, entre outros
SERVIÇO:
9º CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO - KM BRASIL 2010
Período: de 3 a 5 de novembro de 2010
Horário: das 8 às 19 horas
Fonte: Clarice Pereira/ Márcia Brandão
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