Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Kanindé participa do Fórum Dialoga Brasil, em Brasília



O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, abriram na última terça-feira (14/04), o Fórum Dialoga Brasil, que recolheu propostas para construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O objetivo foi criar grupos de trabalhos para segmentar o projeto, que será encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 27 de agosto.

O ministro Nelson Barbosa defendeu as medidas previstas no ajuste fiscal. “Temos que reduzir a inflação e reequilibrar as finanças públicas, e o governo precisa fazer alguns ajustes, mas que serão temporários” salientou. Na avaliação do ministro, “apesar do desafio econômico ser grande, o maior desafio é político. Precisamos de muito diálogo para avançar mais”.

Cerca de 350 pessoas, indicadas por conselhos e comissões nacionais, debateram as propostas para o PPA durante três dias. Participaram também convidados de 50 entidades representativas da sociedade civil, como centrais sindicais, confederações empresariais, movimentos sociais e redes de organizações não governamentais.

A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé  levou para o evento propostas nas áreas indígena e ambiental, mesmo depois de saber que uma das providências do governo esta semana foi cortar setenta por cento dos recursos de combate ao desmatamento na Amazônia.

O antropólogo Sérgio Cruz, representou a Kanindé no evento e participou do grupo temático sobre cidades sustentáveis, desenvolvimento regional, recursos naturais e recursos hídricos. A primeira providência foi sugerir a revogação do Código Florestal e questionar a redução dos recursos para o combate ao desmatamento “A reavaliação do novo código florestal em relação às matas ciliares é urgente e que com essa redução da verba destinada ao combate ao desmatamento qualquer medida para os recursos hídricos seria insuficiente”, destacou Sérgio em plenário.

O PPA traça as diretrizes de investimentos no País e nos estados em determinado período. Políticas públicas, muitas vezes acompanhadas de planos setoriais, são resultados de um PPA. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Nacional de Educação são alguns exemplos. Além das discussões em plenário, a Sociedade Civil também pode participar via internet através do site www.participa.br.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)