Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Justiça nega habeas corpus a ex-diretor da Assembléia Legislativa


 

O ex-diretor geral da Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR), Abib Miguel, vai continuar preso. Na tarde desta quinta-feira (27), a Justiça negou um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Bibinho, como o ex-diretor é conhecido. Ele é acusado de participar de um esquema de desvio de dinheiro público e contratação de funcionários fantasmas e laranjas na Casa.

A permanência de Abib Miguel na prisão foi aprovada por dois votos a um na 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Foi analisado o mérito do pedido de habeas corpus. A liminar – decisão temporária para soltá-lo – havia sido negada no dia 13. O relator do pedido de soltura, desembargador José Maurício Pinto de Almeida já havia votado na semana passada contra o habeas corpus. Ele considerou os argumentos apresentados pelo Ministério Público Estadual: o poder de interferência de Bibinho nas investigações e as ameaças que o ex-diretor teria feito a policiais e membros do MP.

Nesta quinta, votou primeiro o desembargador Lídio Rotoli de Macedo que foi a favor da libertação de Abib. O desembargador Noeval de Quadros realizou o “desempate”. Quadros seguiu o relator e votou para que Bibinho permanecesse detido.

Histórico
 

Abib Miguel está preso desde o dia 24 de abril quando foi deflagrada a Operação Ectoplasma 1, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP. Além dele, outras nove pessoas foram detidas na ação. Bibinho chegou a ser solto, em 6 de maio. Ele ficou cinco horas em liberdade, até que uma nova decisão judicial determinou que ele deveria voltar para o quartel do Comando Geral da Polícia Militar - no Centro de Curitiba – onde está detido.
 

Denúncias

No início do mês, Bibinho, outros dois ex-diretores que também estão presos - José Ary Nassiff (ex-diretor de Administração) e Cláudio Marques da Silva (ex-diretor de Pessoal) – e o funcionário João Leal de Mattos foram denunciados por desvio de dinheiro público, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A Justiça acatou esta denúncia criminal.

No dia 18, o Ministério Público denunciou mais uma vez Bibinho e outras 12 pessoas por causa das irregularidades cometidas na AL.

O desvio de dinheiro na Casa de Leis ultrapassa R$ 100 milhões, segundo a estimativa do Gaeco, feita com base no montante comprovadamente já desviado (cerca de R$ 26 milhões) e em indícios levantados nas investigações que ainda estão curso.

Na primeira denúncia do MP, Abib Miguel e João Leal de Mattos foram denunciados por cometerem 1.182 vezes o crime de peculato (desvio de dinheiro público), uma vez para cada salário depositado na conta bancária de um fantasma ou laranja do esquema. Na segunda denúncia, Bibinho e o funcionário Daor de Oliveira foram denunciados 894 vezes por peculato.

Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.

Fonte: Gazeta do Povo

 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)