Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

José Alencar está sedado e respira com ajuda de aparelhos



Maria Eugênia Castilho
Agência Brasil

São Paulo - O vice-presidente José Alencar, de 77 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de passar, ontem (25), por uma cirurgia de alta complexidade, que durou cerca de 17 horas, para retirada de tumores no retroperitônio, na porção posterior do abdômen.

Segundo boletim médico divulgado hoje (26) pela assessoria de imprensa do Sírio-Libanês, o estado de saúde de Alencar é estável e os médicos consideram que ele está bem, levando-se em conta o tipo de intervenção. "O vice-presidente respira por aparelhos e mantém todos os sinais vitais normais, inclusive com bom funcionamento do rim", ressalta o boletim.

Na cirurgia, foram retiradas partes do intestino delgado e do intestino grosso, além de dois terços do ureter. Durante a operação, o ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado, com a mesma função de ligar o rim à bexiga.

O boletim explica que "a complexidade da cirurgia deveu-se, em parte, ao fato de o vice-presidente ter apenas o rim esquerdo". Os médicos fizeram também uma quimioterapia hipertérmica no local em que se alojavam os tumores para eliminar possíveis células cancerígenas que não tenham sido retiradas na cirurgia. Para isso, foi inserido um cateter no abdômen de Alencar, pelo qual foi injetado um medicamento específico, aquecido a 42 graus centígrados.

As equipes que acompanham Alencar são coordenadas pelos professores Paulo Hoff, oncologista clínico, Roberto Kalil Filho, cardiologista, e Ademar Lopes, cirurgião-oncologista.


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)