Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Jornal da Record News estreia nesta segunda-feira


O Jornal da Record News estreia nesta segunda-feira (23), com transmissão direta pelo portal R7. A novidade vai ser apresentada pelo âncora, Heródoto Barbeiro, e por sua colega de bancada, Thalita Oliveira, ao lado de dez comentaristas que, de um jeito livre e descontraído, vão falar sobre os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo. O jornal vai ao ar de segunda a sexta, das 21h às 22h. No R7, o programa vai durar meia hora mais: vai começar 15 minutos antes, às 20h45, e terminar 15 minutos depois, às 22h15, com todos os bastidores da notícia.

O formato do telejornal vai inaugurar uma nova era no jornalismo brasileiro. Além de integrado ao portal R7, o programa inova porque os comentaristas vão ter participação direta na interação com o noticiário e com os internautas.

O jornalista Nirlando Beirão é um deles. Na profissão desde 1967, tem oito livros publicados e participou do lançamento de várias revistas. Durante a coletiva de imprensa para a apresentação da novidade, ele falou sobre o que espera do novo desafio.

- Disseram que eu vou poder falar sobre qualquer coisa. Isso ninguém nunca me disse! Vai ser um prazer participar do programa e ainda ter um blog no R7. Vou poder exercer a liberdade, o que não é pouco.

O diretor-geral de Internet, Antonio Guerreiro, falou sobre a relação estreita que vai haver entre o jornal e a internet de um jeito completamente novo.

- Temos uma página âncora no R7 em que o internauta pode subir foto, vídeo, comentar no Twitter, curtir no Facebook. Será o primeiro telejornal "transmídia" da TV brasileira.

Guerreiro disse que o telejornal “vai começar antes no R7 e terminar depois no R7, mostrando os bastidores”.

- Os comerciais entram, mas continuamos mostrando [o jornal] para chamar a interatividade.

O humorista Bruno Motta (responsável pelo texto dos programas 15 Minutos e Furo MTV), é outro colunista que falou sobre essa liberdade e sobre o desembarque do humor em um telejornal.

- É a primeira vez que o humor chega ao telejornal. [...] O jornalismo está muito chato. O politicamente correto é muito chato, a censura é muito chata. [...] Vou tirar as notícias do armário porque tem fato que já vem junto com o humor.


Heródoto aproveitou para falar sobre seu empenho pessoal para que o humor faça parte de seu novo programa.

- Venho me expondo no humor [há um tempo] porque ele não derruba a credibilidade. Antes era proibido dar uma risada porque a sua risada indicava sua opinião. [...] Somos um povo bem humorado.

Nirlando concordou com Heródoto ao dizer que “jornalista é domesticado como um ser neutro, autônomo, mas é importante que ele sinta a notícia, se emocione e se espante".

O âncora disse, no entanto, que essa veia humorística do Jornal da Record News e a interatividade que a internet vai proporcionar têm um objetivo muito além de entreter.

- Nós queremos participar da construção da democracia e cidadania do nosso país. Nós estamos muito atentos de que estamos passando por uma rápida transformação tecnológica. Acho que a tecnologia não é um fim em si mesmo. Ela é um meio para passar o conteúdo e isso nós temos. Mais do que um produto, é um espaço que a sociedade está buscando, vamos e queremos ser cobrados por isso.

O comentarista Ricardo Kotscho disse que o projeto será a chance de “acabar com o pensamento único”.

- Não é preciso que todo mundo pense da mesma forma.

Ao R7, ele falou sobre sua participação em um jornalístico que, pela primeira vez no Brasil, será transmitido pela TV e pela internet.

- Vai ser uma coisa nova na televisão. Já gravamos vários pilotos. Hoje, a gente tem um padrão de jornalismo importado dos Estados Unidos, que fica muito igual. Nós queremos mudar isso: conversar com o telespectador. Não vai ser uma notícia de uma mão só, vai ter uma interação com o R7, com os bastidores antes, durante e depois.

Marco Nascimento, coordenador-geral do Jornal da Record News, resumiu o objetivo da emissora em apostar em um novo formato.

- O objetivo do canal não é vender notícia, mas credibilidade. Nosso objetivo principal não é correr atrás de audiência, mas qualificar o canal. É uma corrida pela informação.

Programação especial

A noite de hoje traz ainda mais um destaque da programação, com um Entrevista Record Mundo especial logo depois do Jornal da Record News, às 22h15. O programa, comandado pelo jornalista Rodrigo Vianna, conversa com Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

No bate-papo, temas como Osama bin Laden, as Farc e o ódio com que foi tratado pela imprensa durante o governo Lula. “Eram ataques de natureza pessoal, impregnados de ódio”, disse Garcia.

E você que é assinante da Sky e da NET, e quiser acompanhar a estreia do Jornal da Record News, infelizmente não vai conseguir. É que essas duas operadoras se negam a retransmitir o sinal do canal de notícias, apesar de inúmeros esforços do Grupo Record para que isso aconteça. A Sky e a NET optam por não exibir a Record News para seus clientes, em razão de ligações com as Organizações Globo.

Fonte: Portal R7

 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)