Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Jesuíno Boabaid quer explicações do DER



O deputado Jesuíno Boabaid (PMN), na sessão desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa disse que no último domingo esteve na Estrada do Belmont, em Porto Velho, para fiscalizar a medida de providências que o DER deveria ter tomado, após compromisso feito com o parlamentar.

Segundo Boabaid, que atendendo à solicitação dos moradores da região pediu a desobstrução da via ficou decepcionado ao verificar que até o momento nada teria sido feito e que o Poder Público não honrou com seu compromisso.

“Eu vou procurar o diretor do DER, Ezequiel Neiva, para saber o que está acontecendo porque é inaceitável que um órgão público faça um deputado de palhaço, afinal, fiz um compromisso diante da comunidade e isso não foi cumprido”, declarou o deputado. Segundo ele, está completamente da mesma forma, impedindo os moradores do seu direito de ir e vir,.

Segundo Boabaid, trata-se de centenas de famílias atingidas pelas enchentes do Madeira que aguardam as inúmeras promessas feitas pelo governo de Rondônia. O parlamentar disse que o Estado prometeu distribuição de casas e indenizações para as famílias, porém muitas estão retornando para o campo por se sentirem abandonadas pelo Poder Público.

“São pessoas de baixa renda, sem o mínimo de condições de sobrevivência, a não ser da pesca e do cultivo de pequenas produções”, disse o deputado.

O parlamentar comentou que audiências públicas já foram realizadas na Assembleia para o debate da situação dos atingidos pelas enchentes. Atualmente, ressaltou, as vítimas vivem em um ambiente sem acesso a posto de saúde, escolas e a segurança é caótica.

“Aquilo está virando um modelo da favela Cidade de Deus, com uma violência exacerbada. E como presidente da Frente Parlamentar que trata da situação dos atingidos pelas enchentes espero que o Governo tome atitudes imediatas para sanar esse problema”, declarou Jesuíno Boabaid.

Contratações dos bombeiros

O deputado disse que esteve com representantes da Sugesp e que o órgão pediu prazo de dez dias para a contração de novos bombeiros que se encontram aptos para a posse. Segundo Boabaid, a Corporação do Corpo de Bombeiros tem um déficit de mais de 60% no seu atual efetivo.

“O efetivo dos bombeiros deveria estar preenchido com mais de 1500 servidores, porém não chega a 700 o número do quadro atual”, informou o parlamentar.

Boabaid disse esperar que o mesmo não aconteça com os 440 novos policiais militares que estão se formando e que todos sejam contratados imediatamente.

Porque se isso acontecer é uma questão de ingerência e irresponsabilidade.

“Dizer que a não contratação imediata se dá por um erro de cálculo depois de todo o certame, edital, concurso, aprovação para dizer que não tem como contratar é balela, chamo de improbidade administrativa”, ressaltou Jesuíno.

O parlamentar direcionou seu pronunciamento ao governador Confúcio Moura (PMDB) e pediu ao chefe do Executivo Estadual que tome providências, converse com seu secretariado e que os orientem a realizar a contratação dos policiais militares em finalização de curso.

“Caso contrário irei encaminhar ao Ministério Público pedido de abertura de processo administrativo contra os órgãos competentes”, alertou o deputado.

Fonte:  Juliana Martins 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)