Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

O presidente da Câmara assegurou que Projeto de Lei que institui o Revalida será votado em uma semana


Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida - Gente de Opinião

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cria o programa Médicos pelo Brasil, em substituição ao Mais Médicos (MP 890/19) e garante a realização da prova do Revalida, processo que beneficia médicos brasileiros formados no exterior.

Os médicos brasileiros formados no exterior precisam de um Revalida justo, célere e eficiente. Nós temos que conceder a oportunidade desses médicos exercerem a profissão, por isso peço a agilidade para a votação da MP- 890”, afirmou durante pronunciamento em Plenário.

Durante todo o dia a parlamentar recebeu, na Câmara dos Deputados, grupos de médicos que pedem o apoio para a aprovação da Medida Provisória.

A médica brasileira Natalia Leonardo concluiu o curso de medicina na Bolívia e desde 2017 exerce a profissão no Rio de Janeiro pelo programa Mais Médicos. Ela participou da última prova do Revalida realizada pelo Governo Federal.

Precisamos de mais oportunidades de validação, o último foi em 2017 e se a MP não for votada teremos uma série de barreiras para exercer a profissão. Pedimos a possibilidade de ter o Revalida a cada seis meses”, disse.

ideia já foi defendida pela deputada federal Jaqueline Cassol, em audiência pública na Comissão Mista que discutiu a MP. A parlamentar sugere o aumento da periodicidade do Revalida a exemplo da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Tenho trabalhado para ampliar o acesso à saúde pública nos rincões do nosso país. E nesse momento precisamos dos médicos formados no exterior que aceitam o desafio de atuar nas localidades mais remotas. Vou continuar trabalhando para oportunizar a validação do diploma”, garantiu.


COMPROMISSO– No final da noite, o presidente Rodrigo Maia assumiu o compromisso de colocar em regime de urgência o Projeto de Lei 4367/2015, que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida). O projeto deverá ser votado na próxima semana.

Queremos mecanismos para que possamos exercer a medicina de forma legal”, declarou a médica Karen Nogueira, graduada no Paraguai.

MP- A medida provisória dos Médicos pelo Brasil tem por objetivo suprir a demanda de médicos no País, além de formar especialistas em medicina de família e comunidade. Ao todo, serão oferecidas 18 mil vagas, a maioria em municípios de difícil acesso e em áreas mais pobres do Norte e do Nordeste. A escolha dos municípios, para os quais os profissionais serão direcionados, seguirá critérios de população e número de cadastrados em programas sociais.

Mais Sobre Política - Nacional

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu

Jair Bolsonaro envia projeto que regulamenta exploração de terras indígenas

Jair Bolsonaro envia projeto que regulamenta exploração de terras indígenas

O presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei (PL) para regulamentar a exploração de atividades econômicas em terras

Carta aberta ao Congresso Nacional pelas aprovações da PEC nº 108 de 2019ª

Carta aberta ao Congresso Nacional pelas aprovações da PEC nº 108 de 2019ª

Nos últimos anos voltou à tona a discussão sobre o excesso de regulamentação profissional no Brasil, numa   verdadeira afronta ao disposto no art. 5º,