Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Irrigaweb cumpre seu papel capacitando uso da irrigação



Encerrou-se, no dia 30 de dezembro de 2015, o Irrigaweb, capacitação em uso e manejo de irrigação, realizado pela Embrapa na forma de ensino à distância e disponibilizado por meio da plataforma Moodle na página embrapa.br/ead.

Para seus realizadores, o curso, primeiro coordenado pela Embrapa Produtos e Mercado neste modelo, foi um sucesso, ultrapassando as expectativas de inscritos. Entre os participantes, 83% eram homens residentes em todas as regiões brasileiras, sendo a maioria (60%) com nível superior e 37% pós-graduados.

Já a página embrapa.br/ead teve mais de 35 mil acessos desde o dia 10 de agosto, quando foi criada para hospedar todas as etapas de realização do curso, e foi visitada por pessoas de diversos países, tais como Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Holanda, Israel, Coreia do Sul, Austrália, entre outros.

O curso, que teve inicio em 21 de setembro de 2015, contou com 450 inscrições efetivadas que, após análise dos pré-requisitos pela Embrapa, resultou em 92 pessoas matriculadas. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e especialistas da Embrapa e de instituições parceiras, o curso é distribuído em módulos de aperfeiçoamento nas áreas: Classes de Solos e Irrigação; Características Físico-Hídricas e Dinâmica Água Solo; Transporte de Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera; Requerimento de Água pelas Culturas; Seleção de Métodos de Irrigação; Avaliação de Desempenho de Sistemas e Projetos de Irrigação; Aplicação de Fertilizantes e Produtos Químicos Via Irrigação; Estratégias de Manejo de Irrigação; Custos na Agricultura Irrigada; Captação e Usos de Água na Propriedade.

Com carga horária de 180 horas, o curso contou, além dos dez módulos técnicos, com nove provas objetivas, onze vídeos técnicos, cinco vídeos sobre o uso da água na agricultura e quatro videoconferências com os instrutores do curso. Trata-se de uma capacitação com o objetivo de orientar profissionais e empresários que utilizam a irrigação em suas atividades agrícolas para o uso racional da água na agricultura.

Segundo Frederico Ozanan Machado Durães, coordenador geral do curso, este é um serviço estratégico prestado à agricultura pela Embrapa Produtos e Mercado, que, juntamente com outras unidades da Embrapa e parceiros, pretende ampliar a formação de profissionais no uso da água na agricultura, possibilitando melhores oportunidades de negócios no mercado e a sustentabilidade do agronegócio.

Fonte: Jurema Iara Campos  
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)