Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Iphan capacita fiscais a proteger patrimônio edificado


 
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está realizando, em todo o Brasil, cursos de capacitação de servidores nos novos procedimentos para fiscalização de patrimônio edificado. A partir de segunda-feira (5) até sexta (9), será realizada, em Recife (PE), a segunda etapa da capacitação para fiscais do instituto. A primeira etapa, destinada aos servidores da região Sudeste, foi realizada em Belo Horizonte (MG) no mês de junho. A última etapa, para as regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, será em Brasília, de 16 a 20 de agosto.

Desde 10 de junho, quando foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria 187/2010, o Iphan passou a poder aplicar multas contra quem causar danos a bens tombados pela União. Embora esse poder estivesse previsto no decreto que criou o instituto, em 1937, nunca havia sido exercido por falta de regulamentação.

Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam), Dalmo Vieira Filho, a mudança dos procedimentos de fiscalização está sendo proposta com novos conceitos e metodologias de normatização e ampliação das formas de fomento e integração do Iphan com as populações das áreas tombadas em todo o País. A ideia do Depam é instituir uma ação padronizada, com aplicação de penalidades em caso de transgressão à legislação vigente.

Além dos fiscais, o Depam também pretende trabalhar com a população. Todas as superintendências receberão cartilhas que serão distribuídas ao publico, com informações importantes para usuários de bens tombados. Elaborada na forma de perguntas e respostas, a cartilha apresenta o Iphan e os tipos de monumentos protegidos, incluindo cidades e bens individuais, o processo de tombamento e a necessidade de obter autorização para qualquer tipo de intervenção em bens protegidos.

A cartilha traz ainda, de maneira didática, os procedimentos que devem ser adotados antes da intervenção em um patrimônio edificado e os endereços das superintendências e escritórios técnicos do Iphan em todo o País. O Depam também distribuirá cartazes alertando à população para a necessidade de proteger o patrimônio cultural e evitar problemas com a fiscalização.

Entre as infrações ao patrimônio estão a destruição de bens tombados, alteração de bens sem autorização e colocação de anúncios publicitários no bem tombado ou em sua vizinhança. Além de cobrar multas, o Iphan pode embargar obras empreendidas sem autorização prévia.

Fonte: IPHAN
 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)