Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Inscrições ao Projovem estão abertas até 27 de julho


Gláucia Gomes
Agência Brasil

Brasília - O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) está com inscrições abertas até o dia 27 de julho, em 25 capitais, exceto Salvador e São Paulo.

Criado em 2005, o programa tem o objetivo de aumentar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens entre 18 e 24 anos que completaram a 4ª série, mas não concluíram a 8ª série do Ensino Fundamental, e não têm vínculo empregatício.

Os alunos receberão um auxilio mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e às atividades previstas. No final do curso, os jovens passarão por uma avaliação nacional e, se aprovados, terão certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.

O secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, disse que é "muito positiva" a avaliação desses dois anos de programa, feita por sete universidades, e informou que a faixa etária deverá ser ampliada no próximo ano.

"Queremos ampliar essa faixa etária para 18 a 29 anos. O novo programa pegaria todo o Ensino Fundamental, não apenas da 5ª à 8ª série, e queremos ampliar a abrangência territorial. Hoje o Projovem está nas capitais e em regiões metropolitanas de algumas delas, mas pretendemos chegar inclusive à área rural", disse.

Há cerca de 170 mil alunos matriculados no Projevem em todo o país e, de acordo com dados da Secretaria, muitos já concluíram o programa. A estimativa de Cury é de ainda neste ano sejam atendidos cerca de 200 mil jovens.

As inscrições são para 76 mil novas vagas e podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 722 7777. O aluno deverá informar o nome, o endereço completo, data de nascimento e nome da mãe. As matrículas estão previstas para agosto e as aulas começarão em setembro.
 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p