Sábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Iniciada pesquisa sobre consumo de pescado nas escolas


Agência Brasil

Brasília – O ministro da Pesca e Agricultura, Marcello Crivella, informou que a partir de hoje (19) será feito um levantamento detalhado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o consumo de pescado nas escolas públicas brasileiras. Crivella disse que o objetivo é reduzir os preços desses produtos, igualando-os aos do frango, “para que as pessoas possam consumir mais”.

“Com a pesquisa, queremos levantar os dados de custos também. Não só os custos do pescado, mas se eles [os consumidores] têm geladeira para guardar, se é mais fácil para eles [comprar] o produto industrializado ou in natura”, disse o ministro à Agência Brasil.

Crivella acrescentou que a pesquisa se destina especialmente aos nutricionistas e responsáveis técnicos pela alimentação escolar. Os profissionais devem acessar o site do FNDE e responder ao questionário disponível até o dia 30 de abril.

De acordo com o ministro, as respostas vão permitir identificar as causas do baixo consumo de peixe na merenda escolar. “[Queremos saber se essas causas estão relacionadas ao] preço, ao transporte, ao armazenamento do produto ou se é a forma de preparo”.

Para Arilda Avelar, professora de uma escola pública do Distrito Federal, a adoção de pescados na alimentação é “muito importante”. Segundo ela, a medida fará com que a alimentação seja mais saudável nas escolas.

“Na escola onde eu trabalho, uma vez por semana, as crianças comem peixe”, contou. Segundo Arilda, ela já deparou com crianças que chegavam às escolas em que lecionou com muita fome por não terem um alimento de alto valor nutritivo em casa.

Maria de Jesus, diretora de uma escola da rede pública no Riacho Fundo, nos arredores de Brasília, disse que a adesão ao consumo de peixe no seu colégio é grande. “Aqui nós temos muitas crianças carentes que, muitas vezes, não têm a oportunidade de comer peixe em casa. Então elas [as crianças] aproveitam bastante”, contou.

Segundo Maria de Jesus, há uma nutricionista que periodicamente visita a escola para verificar se o cardápio enviado pela Secretaria de Ensino do Distrito Federal é cumprido. “Somos muito rigorosos com a alimentação”, ressaltou ela.

O ministro da Pesca reforçou que o aumento da alimentação de peixe nas escolas beneficia todo o país. “Se essas crianças tiverem o hábito de se alimentar uma vez por semana com peixe, todo o país vai se beneficiar.”

Crivella disse que, ao estimular o consumo de pescados nos colégios, a cadeia produtiva será beneficiada porque mais empresários vão se dedicar ao setor, estimulando a geração de empregos e aumentando a produção. “[Com tudo isso] o pescado vai ficar mais barato e as crianças vão ajudar não só no seu próprio crescimento, mas também a popularizar o alimento”.
 

Gente de OpiniãoSábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sábado, 9 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)