Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Infraero quer terminal provisório em aeroportos



A Infraero estuda fazer a concessão de terminais de passageiros de aeroportos em instalações móveis de longa durabilidade. A ideia de realizar obras permanentes está praticamente descartada por falta de prazo até a Copa em 2014.

Conforme a Folha antecipou ono último dia 3, a presidente Dilma Rousseff já determinou que a construção e a operação dos novos terminais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, sejam concedidas para a iniciativa privada por até 20 anos. O trabalho será feito pela nova Secretaria de Aviação Civil, que deve ser criada ainda este mês.

Nos estudos do governo, a ideia é que, ao invés de obras permanentes, as empresas construam os terminais de passageiros em alguns aeroportos em um modelo móvel de longa duração (25 a 30 anos durabilidade).

Sobre as obras civis, os terminais em módulos têm a vantagem de poderem ser feitos nu m prazo de 9 meses. O custo seria um pouco menor que o de uma obra civil permanente. Eles já estão em operação em alguns aeroportos na Europa e nos Estados Unidos.

A legislação atual permite que a Infraero conceda terminais de passageiros para a operação privada.

Mas a concessão de um aeroporto inteiro (que inclui, entre outros, a operação da pista e de terminais de carga) ainda não existe. Um modelo será testado no Aeroporto de Natal.

O Ministério da Defesa prepara edital que deve sair neste semestre para a concessão desse aeroporto--que pode ser usado de modelo para outras concessões.


PRAZO APERTADO

A construção de novos terminais permanentes pode encontrar dificuldades para ser finalizada até a Copa, mesmo se concedida para a iniciativa privada.

O prazo de três anos e meio até 2014 é considerado curto, já que ao menos um ano seria consumido com a licitação. Com pouco tempo para construir, as empresas poderiam pedir um preço alto p ara ficar com a concessão.

Para se ter uma ideia, o início e o término das obras do Terminal 3 de Guarulhos, orçado em R$ 653 milhões, estão previstos --caso seja feito pela Infraero-- para agosto de 2011 e novembro de 2013, respectivamente --prazo de dois anos e quatro meses.

A Infraero diz em seu site que a obra está "em projeto". A pressa é tanta que a previsão é começar a obra antes do projeto executivo ficar totalmente pronto --o que está previsto para junho de 2012.

A empresa de infraestrutura aeroportuária chegou a anunciar em 2010 que faria na Copa os chamados Módulos Operacionais Provisórios em alguns terminais. Eles já estão em operação em Brasília e Florianópolis, mas têm prazo de duração curto (cinco anos). A Infraero foi criticada pela solução.

Fonte: Folha.com


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)