Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Indústria elogia PAC mas pede mais medidas


Agência O GloboBRASÍLIA - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, elogiou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado nesta segunda-feira, mas afirmou que a economia brasileira só aumentará o ritmo de expansão com a adoção de medidas complementares. Monteiro Neto disse ainda não acreditar no cumprimento das estimativas de crescimento anual da economia de 5%, previstas no PAC.

- É possível acelerar o crescimento, no entanto, a sustentabilidade desse processo vai depender de uma série de medidas que terão que vir a seu tempo, inclusive na perspectiva das reformas estruturais - disse.Apesar disso, Monteiro Neto avalia que o PAC é um marco importante no estímulo aos investimentos no Brasil.

- O pacote contempla tudo aquilo que o setor privado vem cobrando ao longo do tempo, ou seja, estímulo ao investimento, apoio para quem quer investir, marcos regulatórios, melhorias nas condições de financiamentos e desoneração tributária.Com relação ao crescimento econômico projetado pelo PAC para 2007, Monteiro Neto disse que, mesmo com essas medidas, será difícil alcançar 4,5%. "Mas é possível que a partir de 2008 tenhamos um desempenho próximo dos 4% ou 4,5%", avalioou.

O presidente da CNI destacou ainda que a indústria esperava medidas de maior alcance na área fiscal e na desoneração dos investimentos.A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) afirmou que as medidas do PAC estão na direção correta, mas ressaltou a ausência "de medidas estruturais mais fortes, como a redução dos gastos públicos e as reformas tributária, trabalhista e da Previdência".O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, classificou como positivo o PAC. De acordo com a Fiesp, o programa anunciado deixa os empresários satisfeitos.

- A partir do momento que se faz um programa direcionado ao crescimento, a partir do momento que o presidente da República em todos o seus discursos fala em crescimento, começa a nos deixar satisfeitos - disse o presidente da Fiesp.Mesmo elogiando o PAC, Skaf diz que a sociedade civil organizada deve fazer como a Fiesp, que irá fiscalizar os cronogramas do plano.

Mais Sobre Política - Nacional

HASTA LA VISTA, BAMBINO

HASTA LA VISTA, BAMBINO

Césare Battisti buscou a proteção de Evo Morales, seu aliado de esquerda.

Jair Bolsanaro assina decreto e  pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jair Bolsanaro assina decreto e pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro hoje (15), no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão compra

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

São casos exemplares que demonstram comportamentos opostos dos governos

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregul