Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Incra acirra greve em RO diante de proposta do governo


Na manhã de ontem, Quarta-Feira, 12/08, os Servidores do Incra (SR-17/Rondônia), em greve desde 27/07, decidiram por rejeitar integralmente a proposta indecorosa do Governo colocada na reunião de ontem, reajuste de 21,3% em quatro anos sem reestruturação da carreira. Na ocasião também foi deliberado que o movimento será mantido e intensificado até o dia 21/08. 

No mesmo evento foi realizado o enterro simbólico do INCRA, MDA, Terra Legal, Dilma e Reforma Agrária.  Diversas superintendências do país já aderiram à greve.
 
Abaixo a Carta distribuída à população para esclarecer os motivos do movimento:
 

CARTA À POPULAÇÃO DE RONDÔNIA

Esclarecimentos à população de Rondônia, especialmente aos habitantes das áreas rurais e assentamentos da reforma agrária, sobre as razões pelas quais os servidores do Incra encontram-se em greve desde o dia 27/07/2015 e suas principais reivindicações:

1 - Reposição do orçamento do Incra

Contra o corte de R$ 1,9 bilhão no orçamento do Ministério ao qual o Incra é vinculado (MDA) o que implica em menos efetividade das ações do Incra em todas as áreas e menor presença dos técnicos da autarquia em campo.

Com a restrição orçamentária o Incra fica impedido, por exemplo, de contratar novas obras de infraestrutura, como estradas, essenciais para o bem-estar da população rural e o escoamento da produção.

2 - Valorização da carreira

No período de 2004 a 2014, ingressaram no Incra 2.609 servidores e saíram 2.526 em razão de pedidos desligamento da instituição e aposentadorias. Esse cenário é resultado da desvalorização da carreira e do desmonte do Incra.

O Incra tem uma enorme demanda reprimida em zona rural a ser atendida, em especial na Amazônia. É a região onde a reforma agrária está em estágio mais atrasado. Na atual situação, há assentamentos onde o Incra se faz ausente por meses ou anos. O que significa a ausência do próprio Estado.

Reivindicamos que a carreira seja reestruturada com equiparação salarial aos órgãos assemelhados, um amplo concurso público não apenas para repor as perdas no quadro de pessoal mas ampliá-lo, com ênfase na Amazônia, e incentivo à permanência dos candidatos aprovados.

Atualmente, há cerca de 38.829 mil famílias na relação assentados pelo Incra em Rondônia. Em contrapartida, há apenas 274 servidores, incluindo Capital e interior, sendo que está prevista uma redução do quadro funcional de 75% nos próximos cinco anos, somente em razão das aposentadorias.

A ausência do Incra em campo reflete-se diretamente no aumento da violência no campo e nas cidades (devido ao êxodo rural), do desmatamento ilegal nos assentamentos, na grilagem de terras, insegurança alimentar das famílias assentadas e diminuição da produção agrícola.

3- Os servidores reivindicam e a Amazônia necessita de um INCRA FORTE JÁ!, de forma a:

- Diminuir a miséria no campo;

- Garantir as condições de produção, alimentação e comercialização das famílias assentadas. Mais alimentos na mesa da população;

- Contribuir com preservação ambiental;

- Garantir o ordenamento fundiário, de modo que proporcione acesso à terra a quem necessita e encerre especulações e conflitos que já resultaram em assassinatos de muitos trabalhadores rurais.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)