Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Igreja da América Latina preocupada com 'múltiplas ameaças' à Amazônia



Os bispos, padres e leigos, que participaram do 3º Encontro Regional sobre a Amazônia, em Manaus (AM), aprovaram na manhã deste domingo, 4, uma declaração em que reafirmam o compromisso da Igreja da América Latina com a Amazônia. “Queremos manifestar nossa preocupação pelas múltiplas ameaças que cercam a Amazônia”, diz um dos trechos da Declaração.

Reafirmando a Amazônia como “dom de Deus”, caracterizado pela diversidade de climas, biomas, rios, recursos naturais e povos com suas variadas culturas, a Declaração afirma que é necessário rechaçar “crenças equivocadas” acerca da Amazônia. Citam como exemplo as afirmações sobre a Amazônica como uma “homogeneidade de ecossistemas e de povos; a última fronteira da humanidade que deve ser ocupada ou o pulmão verde do mundo”. Igualmente rechaça os que consideram os povos autóctones como “um freio ao desenvolvimento”.

A Declaração condena também os modelos desenvolvimentistas que respondem à “racionalidade mercantilista de maximização da ganância, muitas vezes em prejuízo às pessoas, ao direito dos povos e do ambiente”. Lembra tanto os que destroem a natureza quanto os que a querem manter de pé numa visão estritamente capitalista e mercadológica.

Outro aspecto para o qual a Declaração chama a atenção é a urbanização que já levou mais de 70% das populações amazônicas para as cidades. Segundo o documento, isto “deteriora não só a qualidade das águas dos rios e a preservação da selva, como também as condições de vida das pessoas, principalmente, as que vivem nas periferias mais pobres das cidades, perdendo sua memória e tradições históricas”.

Os projetos dos governos latino-americanos para a Pan-Amazônia receberam críticas dos participantes do encontro. Segundo afirmam, com os projetos, os Governos “violam os direitos de territorialidade dos povos indígenas, assim como o direito dos povos à água doce, à educação, saúde e trabalho, expressamente contidos em leis regulatórias viventes e nos tratados internacionais sobre os direitos humanos a que nossos países têm aderido”.

A Declaração defende o direito dos povos da Amazônia à evangelização. “É imprescindível acompanhar os povos indígenas na vivencia e expressão da fé e no seu processo de ser protagonistas da evangelização e da transformação da sociedade a partir de sua história e de seus valores culturais. A serviço deles estão as instituições da Igreja tais como o Celam, as Conferências Episcopais e as pastorais diocesanas”. 

Fonte: CNBB

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)