Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Identificação de florestas públicas ajudará na diminuição do desmatamento



A conclusão do processo licitatório da
Floresta Nacional do Jamari (RO) está prevista para julho.
 

Aida Feitosa

A identificação de florestas públicas brasileiras poderá ajudar na diminuição do desmatamento, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante divulgação do Cadastro Nacional de Florestas de 2008, nesta sexta-feira (20), em Brasília. É um ganho incomensurável para proteção das florestas, afirmou o ministro, durante sua participação na 13ª reunião da Comissão de Gestão Florestas Públicas.

Para ele, o manejo florestal e a oferta de linhas de crédito são uma das melhores formas de conter a expansão do desmatamento. "O crédito e a produtividade permitirão às pessoas maior produção em menos áreas de florestas e darão melhor condição de vida por não estarem nas mãos dos grileiros e dos desmatadores ilegais", destacou.

De acordo com o Cadastro Nacional de Florestas de 2008, o Brasil tem 211 milhões de hectares de florestas públicas o que representa 25% do território nacional. Minc lembrou a legislação atual que protege a floresta localizada em terra pública, estadual, municipal ou federal. "A floresta não pode deixar de ser floresta", ressaltou.

Segundo dados do cadastro, a área de florestas sem destinação diminuiu de 29 milhões de hectares pra 25,3 milhões com a criação das novas unidades de conservação, anunciadas este mês no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para as áreas que continuam sem destinação, o ministro destacou haver planos tanto para licitação do manejo florestal quanto para criar reservas extrativistas.

Para o manejo florestal estão previstas uma consulta pública sobre o Plano Nacional de Outorga Florestal 2009, no dia 23, e o lançamento, no dia 30 de junho, do pré-edital para a 2ª rodada de licitação para concessão florestal na Floresta Nacional de Saraca Taquera-PA. A conclusão do processo licitatório da Floresta Nacional do Jamari (RO) está prevista para julho. "Vencidas as batalhas judiciais, a licitação do Jamari vai abrir um precedente positivo para as próximas concessões."

Para as reservas extrativistas, o ministro ressaltou a importância de se melhorar a produtividade e a relação com modernas indústrias de transformação como fármacos e fitos. "Infelizmente, hoje em dia, grande parte das pessoas que habitam nossas reservas extrativistas estão na miséria. Somente uma minoria que conta com acordos que lhe dão estrutura, a maioria está ganhando menos de um salário."

O ministro disse ainda que as ações de controle estão sendo intensificadas como a apreensão de 3.100 cabeças de gado que estavam sendo criadas na unidade de conservação Estação Ecológica Terra do Meio. "O Ibama é o fiel depositário do gado e na terça-feira serão mostrados os filmes, as fotos, as ordens judiciárias, como será feito o leilão e qual será a destinação."

 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç