Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ideli pede 'harmoniosa' a propostas sobre pacto federativo


Ivan Richard
Agência Brasil

Brasília - A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, propôs hoje (12) aos líderes da base aliada na Câmara que as propostas que tratam da questão federativa, como a mudança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tenham tramitação “harmoniosa”.

As propostas atendem a reivindicação dos governadores que têm encontro, amanhã (13), com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Em reunião com os líderes da base, a ministra ressaltou a importância de a Casa acelerar a tramitação, em especial, de três textos: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que trata da cobrança do ICMS no comércio eletrônico; a Medida Provisória 599, que dispõe sobre a criação de fundos compensatórios e o Projeto de Lei 238, que trata da questão da dívida dos estados e municípios com a União.

“Essas matérias precisam tramitar harmoniosamente. De forma cronológica e da discussão em si. Na semana que vem vamos ter uma reunião com o Ministério da Fazenda e com os relatores das matérias para que a gente possa combinar a tramitação dessas matérias que têm a ver entre si”, disse Ideli.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que haverá um esforço para acelerar a tramitação das propostas, mas não definiu um prazo para votações. “O objetivo não é apenas a celeridade, mas produzirmos ajustes no pacto federativo seja do ponto de vista econômico, seja social.”

Chinaglia acrescentou que os líderes da base se comprometeram a participar das discussões na comissões mistas que analisam as medidas provisórias para tentar facilitar a negociação.

“Estamos inaugurando uma era em que os líderes, que têm a tarefa e poder de indicar os parlamentares, acompanharão a matéria na comissão especial. Exatamente com o objetivo de construir a unidade da base do governo a partir de conteúdos”, destacou.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), ressaltou que as propostas serão debatidas com os governadores na tentativa de construção de consenso. “Não temos cronograma. Vamos ouvir os governadores e vamos construir uma agenda de diálogo. Não é enfrentamento do governo federal com os governadores e dos governadores com o governo federal. É construir uma agenda que dê conta da grandiosidade das questões federativas.”
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)