Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

GT debaterá homofobia em audiência pública


Na próxima quarta-feira (23), o Grupo de Trabalho (GT) pela Cidadania e contra a Homofobia se reunirá novamente em audiência pública, no Senado Federal, com objetivo de debater sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06, que visa criminalizar o preconceito e a discriminação ao comportamento homoafetivo.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora do projeto no Senado e organizadora do GT, considera que a jornada de debates durante os trabalhos serviu para enriquecer a matéria. “Desde março estamos debatendo com a sociedade uma forma de coibir a violência aos homossexuais. O PLC 122 surge como uma demanda da sociedade que quer justiça contra a discriminação”, ressalta Fátima.

Especialistas e personalidades foram convidados para participar do próximo GT. Entre os nomes consta a subprocuradora da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Ela Wiecko, o secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo de Tarso Vanucchi, o jurista Paulo Fernando Melo da Costa, o professor universitário e ganhador do BBB 6, Jean Willys de Matos Santos, o padre e assessor de questões políticas da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) José Ernani Pinheiro e o reverendo da Academia Evangélica de Letras do Brasil Guilhermino Cunha. 

O GT foi criado em março, pela Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH), para que as discussões sobre o projeto fossem realizadas com especialistas e também com membros da sociedade. Participam dos debates associações, juristas, representantes da igreja evangélica e católica e pessoas da sociedade civil.

O PLC 122/06 é de autoria da ex-deputada federal Iara Bernardes (PT-SP) e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2006. Ele inclui dispositivos na CLT e no Código Penal que visam coibir a discriminação de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Fonte:  Henrique Teixeira

 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)