Sábado, 25 de junho de 2011 - 11h04
O governo federal está tentando acabar com a subutilização das ferrovias brasileiras, realizando isso através da pressão de empresas e da ameaça da cassação de concessões. Os 28 mil quilômetros de malha ferroviária do país foram privatizados em 1996 e, em grande parte, o aproveitamento deixa a desejar, já que, segundo dados oficiais, nove mil quilômetros estão sem uso e em outros 10 mil só passa um trem por dia.
As ferrovias são uma alternativa para desafogar as estradas, com uma
vantagem: possuem ligação mais fácil aos portos e aeroportos do país. A iniciativa privada investe cerca de R$ 3 bilhões por ano no setor, mas os resultados práticos são fracos. Para Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Associação Nacional de Transportes Terrestres, ligada ao Ministério dos Transportes, a situação deve melhorar, uma vez que as linhas ociosas devem passar para o comando de outras empresas.
Ouvido por Thiago Uberreich, o diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos, Marcos Bicalho, lembrou que a reversão do processo demorará tempo, salientando que os contratos de concessão são feitos visando o lucro, e não resultados práticos. Para Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, não há qualquer sentido em manter a rede ferroviária sem que o ramal seja utilizado.
Fonte: Rádio Jovem Pan
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