Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governo quer 55 mil escolas públicas com internet até 2010



O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje que até o final deste ano cerca de 18 mil escolas públicas contarão com rede de acesso à internet de alta velocidade. Até o fim do mandato do presidente Lula (2010), a meta é atingir 55 mil escolas públicas. Costa participou da abertura do 1º Fórum Latino-Americano de Inclusão Digital, promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

Para o ministro, o alcance dessas metas, aliado a outras iniciativas do governo, é uma "revolução em termos e inclusão digital". Estima-se que apenas 3 milhões de usuários contem com banda larga no Brasil.

Outra iniciativa listada por Costa foi a intenção de ampliar a quantidade de "cidades digitais", com rede sem fio (wireless) aberta a todos os usuários. Ele citou o exemplo de Tiradentes (MG), que já oferece o serviço e obteve uma melhora de 80% no rendimento escolar dos alunos.

Capacitação de professores
Apesar da ênfase no acesso à infra-estrutura, os participantes do evento destacaram a necessidade de se investir em outras áreas, como a capacitação de professores e desenvolvimento de conteúdo. "Colocar computador é muito pouco", definiu o presidente da comissão, deputado Walter Pinheiro (PT-BA). "Os usuários devem ter condições de operar e melhorar as condições de vida", acrescentou.

Hélio Costa também destacou o programa "Computador para Todos", classificado como "uma extraordinária vitória" do governo na universalização do acesso ao computador para as camadas de menor renda da população. "Nestes últimos dois anos, vimos o preço do desktop cair de R$ 4 mil para R$ 800, e agora vamos buscar colocar pelo menos um ponto com internet de alta velocidade em cada município brasileiro", acrescentou.

Serviços públicos
O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinícius Mazoni, que também participou do fórum, comentou que um dos "eixos" abordados pelo governo em sua política digital é a modernização e qualificação dos serviços públicos oferecidos pela internet.

Sobre esse assunto, Valeria Jordán, a coordenadora de Informação da e-LAC, uma plataforma que promove a integração regional e a cooperação das tecnologias da informação e da comunicação (as chamadas TICs), sugeriu um foco nas áreas de educação, saúde, justiça e "gestão de catástrofes", que seriam negligenciados, na sua opinião. De 27 metas traçadas pela entidade até 2010, houve avanços em 15, especialmente no acesso e capacitação de usuários.

Na mesma direção se manifestou o diretor do Setor de Telecomunicações do Banco Mundial (Bird), Eloy Vidal, que apontou a necessidade de se intensificar os "esforços" em treinamento de professores e incluir as TICs no currículo escolar.

Fonte: Agência Câmara

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p