Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 - 15h10
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou hoje (11), na capital paulista, Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. Com o lema Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência. A mobilização tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infantojuvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.
A ministra da SDH/PR, Ideli Salvatti, disse que o carnaval é uma época de oportunidades muitas vezes ilegais, como a exploração do trabalho infantil, sexual e exposição ao álcool e as drogas. A mobilização do carnaval deste ano abordará o enfrentamento as diversas violações, como violência sexual, maus tratos e negligência. A ação destaca o Disque 100, principal canal para receber denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares.
“Ampliamos nossa capacidade do Disque 100, principalmente nesta época de animação e alegria, que também permite situações no nosso país, que são de profundo prejuízo para as nossas crianças e adolescentes. A sociedade tem uma organização para preservar, mas há pessoas que não respeitam legislação e regras da boa convivência. Por isso a mobilização é importante”, destacou.
Segundo dados da secretaria, o Disque 100 recebeu no ano passado, 91.342 notificações, principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.
“O Disque 100 está muito relacionado com as campanhas, quando sensibiliza a sociedade, e coloca nela a responsabilidade, e quem está vendo não nos aciona, não teremos como socorrer e proteger”, disse.
Ideli explicou que a secretaria depende da parceria com a população para coibir esses atos.
“Ouviu, percebeu, desconfiou, passe a mão no telefone qualquer hora do dia. É gratuito e não precisa se identificar, porque tomaremos as providências necessárias para socorrer quem estiver sendo vítima de alguma violência”, explicou.
A campanha que é feita em todo o Brasil, conta com a parceria do Ministério do Turismo, da Infraero, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além das prefeituras e dos governos estaduais.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do