Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 13h14
Luana Lourenço
Agência Brasil
Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (27) que o governo investiu R$ 30 milhões na prevenção de incêndios florestais, mas reconheceu que a estrutura de combate ao fogo pode ser insuficiente por causa das condições climáticas e do grande número de queimadas ilegais feitas principalmente por agricultores.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registra hoje em todo o país 3.208 focos de queimadas. De 1° a 27 de agosto deste ano, o Inpe somou 41.636 focos, crescimento de 135% em relação ao mesmo período de 2009.
“Lamentavelmente, além da condição climática complicada, há a prática de provocar queimadas. Nenhum analista que trabalha em unidade de conservação põe fogo. O fogo vem de fora. Gastamos R$ 30 milhões em prevenção, temos brigadas, temos profissionais, temos equipamento.”
A ministra disse que, além de brigadistas, o combate ao fogo está sendo feito com apoio da Polícia Federal, do Exército e da Força Nacional de Segurança, mas que a sociedade precisa colaborar com os esforços das autoridades ambientais. “A responsabilidade também é do cidadão. Gastamos milhões com prevenção e as pessoas continuam queimando. Os que conseguirmos identificar, serão responsabilizados.”
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão de unidades de conservação, Rômulo Mello, disse que o órgão “está fazendo todo o trabalho possível” para combater o fogo em áreas protegidas. Segundo Mello, mais de 15 aeronaves estão atuando no combate aos incêndios. Até ontem, o Inpe registrava focos de incêndio em 153 unidades de conservação.
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação