Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governador diz que falta preparo à Polícia Militar



Governador do DF diz que falta preparo à Polícia Militar de todo país


RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), admitiu nesta terça-feira que falta preparo à Polícia Militar do país inteiro. Arruda se referiu ao episódio do torcedor do São Paulo Nilton César de Jesus, que foi baleado por um policial militar no último domingo (7).

Segundo Arruda, o fato não vai alterar o calendário de grandes eventos em Brasília e nos arredores da capital.

"Lamento profundamente o que ocorreu, mas isso não deve mudar o fato de Brasília ser receptora de grandes eventos. [Situações semelhantes] ocorreram no Rio e São Paulo, em outras grandes cidades, e nós não deixamos de admirar [nem de freqüentar esses locais]", afirmou o governador, de passagem pelo Congresso Nacional.

O torcedor ainda está em coma e seu estado de saúde é considerado gravíssimo pelos médicos do Hospital de Base de Brasília. César de Jesus foi atingido por um tiro na cabeça durante uma briga próxima ao estádio Bezerrão, no Gama (DF).

O responsável pelo disparo, o sargento José Luiz Carvalho Barreto foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal grave e detido. Ontem à noite, o policial foi liberado e poderá continuar suas atividades profissionais só que em atribuições administrativas.

Arruda não comentou sobre a liberação do sargento. Mas afirmou que cerca de 1.200 policiais militares do DF fazem cursos superiores em uma faculdade particular. Segundo ele, o objetivo do governo do Distrito Federal é atuar "pelo aperfeiçoamento" dos policiais. "Vamos investir na preparação da nossa polícia", disse ele.

Porém, o governador afirmou que o despreparo da PM é comum no Brasil todo. "É um fenômeno [nacional]. Temos a preocupação de preparar melhor os policiais militares", reconheceu.

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p