Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governador Confúcio Moura debate sistema previdenciário na capital federal


Gente de Opinião

Governadores reunidos na terça-feira em Brasília

Governadores de 15 estados da federação reuniram-se na terça-feira (11),  na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em Brasília,  para debater a proposta  previdenciária pública  dos estados.

A reunião que durou aproximadamente duas horas teve a participação do economista e ex-secretário de assuntos econômicos do  Ministério do Planejamento Raul Veloso, que explanou a situação  econômica dos entes federativos.

Raul Veloso expôs a situação dramática da previdência nos estados e ofereceu sugestões de médio e longo prazos para que os governadores façam adequações nas legislações, de maneira que todos possam melhorar de  forma equilibrada  e sustentável a situação que se encontram.

O governador Confúcio Moura, que faz parte do Fórum Permanente de Governadores, disse que o assunto é polêmico e é indispensável para equilibrar as contas públicas.  Confúcio Moura disse que irá ler o material apresentado na reunião e posteriormente convidar o ex-secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim, para ajudar Rondônia  a apresentar um modelo que possa “salvar” as contas públicas do gigantesco déficit previdenciário.

“Todos os estados estão preocupados,  e realmente precisando de uma luz. O assunto é anti-popular, de difícil enfrentamento com os sindicatos, mas tem que ser enfrentado “, enfatizou Confúcio Moura.

Além de Rondônia, participaram da reunião, os governadores do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)