Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Gov. de Pernambuco sobe o tom contra gestão de Temer


Gente de Opinião

Pernambuco 247 - As negativas do governo Michel Temer em promover uma compensação aos estados do Norte e do Nordeste em relação a questão das dívidas estaduais e ao fato de Pernambuco ter ficado fora do pacote de concessões, fizeram com que aliados do governador Paulo Câmara (PSB), subissem o tom contra a gestão do peemedebista. "Eu quero crer que isso não sinaliza a reedição de uma política discriminatória, preconceituosa, contra a Região. Já vimos esse filme antes e Pernambuco não vai aceitar esse tipo de conduta", disse o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), considerado pessoa de confiança do governador.

O socialista também destacou que mal assumiu o Executivo Federal, o governo temer já está descumprindo promessas e acordos feitos com os Estados. Como exemplo, ele citou a promessa feita pelo líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), de liberar recursos de compensação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), caso os estados das regiões Norte e Nordeste liberassem as bancadas para aprovar o Projeto de Lei 257, de interesse do Planalto. "Causa preocupação esse tipo de conduta do novo Governo, de dar ma palavra e não esta palavra", disparou o parlamentar.

Nem mesmo a sinalização feita pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que pode vir a avaliar a liberação das operações de crédito pelos estados acalmou os ânimos. A medida é alvo de críticas em razão do tempo necessário à sua efetiva implementação, que pode chegar a seis meses. "É um prazo longo para quem tem pressa", afirmou Danilo.

Para atiçar ainda mais o clima de animosidade, os ministros das Cidades e da Defesa, Bruno Araújo (PSDB) e Raul Jungmann (PPS) – que são pernambucanos – saíram em defesa do governo temer e cobraram uma ação mais efetiva do governador Paulo Câmara no tocante a articulação de projetos estaduais com o Executivo Federal. Araújo disse, ainda, que "talvez nesses 100 dias (de gestão Michel Temer), o volume de recursos entregues em Pernambuco tenha sido mais expressivo que em muitos meses acumulados".

"Para a imprensa o ministro faz e acontece, mas, nos bastidores, movido por interesses eleitorais, boicota Pernambuco. Bruno sabe disso tudo, mas o ministro prefere posar de melhor amigo do Aécio Neves (senador por Minas Gerais e presidente nacional do PSDB)", disse um secretário estadual ao jornal Folha de Pernambuco.

"Talvez o que esteja precisando é que o governo Temer não repita a velha visão das elites brasileiras que, quando pensam no Brasil, só pensam no Sudeste", disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB). Na semana passada, o governador Paulo Câmara, que trabalhou pelo afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff e pela ascensão de Michel Temer ao Planalto, já tinha subido o tom contra a gestão do peemedebista.

"O Brasil precisa ter estratégia. O que queremos para os próximos dois anos? O mandato de Temer e dos governadores do Nordeste precisa ser melhor trabalhado, tendo estratégia mais definida. A ausência de respostas traz intranquilidade e não faz bem ao país", disparou na ocasião.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)