Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Gov de Pernambuco precisa enfrentar índices de violência


 
Reeleito no primeiro turno das eleições com o maior percentual de votos do Brasil, Eduardo Campos (PSB) tem como desafio melhorar os índices de criminalidade de Pernambuco. Ele e outros 26 governadores tomam posse neste sábado (1º).

Apesar da queda no índice de homicídios de 12,3%, entre 2008 e 2009, o Estado continua sendo o terceiro mais violento do país, com 42,6 mortes para cada 1.000 habitantes, atrás apenas do Espírito Santo e Alagoas. Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2010.

A SDS (Secretaria de Defesa Social) de Pernambuco afirma que, desde que Campos assumiu o governo, houve uma queda de 26,37% no número total de assassinatos. O órgão atribui a melhoria ao crescimento dos investimentos do governo na área da segurança pública, além do engajamento das polícias civil e militar.

Para manter as melhorias nos indicadores de criminalidade, o socialista prometeu continuar o Pacto pela Vida, programa que articula os órgãos do governo com entidades na implementação de ações de prevenção à violência.

Entre as ações imediatas do próximo mandato, Campos planeja comprar novos equipamentos para a polícia, como câmaras de monitoramento, motos e viaturas.

O aumento na geração de empregos é outra prioridade para os próximos quatro anos do governo socialista. Segundo a última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 12,1% da população de Pernambuco estava sem trabalho em 2009, o segundo maior índice de desocupação do Brasil. Em 2008, o índice registrado foi de 9,6%.

Perfil

Herdeiro político do avô Miguel Arraes, morto em 2005, Eduardo Campos é filho da deputada federal Ana Arraes (PSB). Ele é economista formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), foi eleito deputado estadual em 1991 e deputado federal em 1996, 1999 e 2003.

Campos venceu as eleições com 82,84% dos votos, contra o segundo colocado, Jarbas Vasconcelos (PMDB), que recebeu apenas 14,06%. O socialista foi o governador melhor avaliado em 2010, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada em julho.

Fonte: Portal R7

 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç