Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Golpe abre precedente e Hartung pode sofrer impeachment


Golpe abre precedente e Hartung pode sofrer impeachment - Gente de Opinião

247 – O impeachment sem crime de responsabilidade da presidente Dilma Rousseff abriu um precedente e, nesta segunda-feira, foi protocolado o pedido de afastamento do governador Paulo Hartung, do PMDB, por supostos crimes fiscais. Confira abaixo o material distribuído pelos responsáveis pelo pedido de impeachment:

Nesta terça-feira, dia 30 de agosto, às 14 horas, foi oficializado na Assembleia Legislativa o pedido de impeachment do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, assinado por representantes da sociedade civil e lideranças sindicais. Segundo os juristas que elaboraram o documento, o governador comete crimes de responsabilidade fiscal que provoca um rombo nas contas estaduais superior à R$1 bilhão ao ano.

Ao realizar transferência de recursos sem amparo legal; realizar despesas e operação de crédito sem autorização legislativa e negligenciar a arrecadação de impostos, o governador pratica crimes de responsabilidade, tipificados na lei 1079/50.

Segundo os autores, o Espírito Santo, sem cumprir as determinações do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), vem concedendo benefícios fiscais bilionários a um grupo de empresas. O governo estadual realiza renúncias de receitas bilionárias sem seguir os trâmites legais necessários, sem lei específica, sem amparo em medidas de compensação e sem a devida transparência, escondendo o nome das empresas e os valores que o Estado deixa de arrecadar.

O documento reforça que, enquanto Hartung mantém uma política de concessão de isenções fiscais que contrariam completamente o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governador pôs em prática, em 2015, um ajuste fiscal que resultou em uma redução no Orçamento de 2016 em R$ 1,3 bilhão, causando sérios prejuízos à população com cortes na saúde, segurança, educação, entre outras áreas. Além disso, tem negado o pagamento de direitos trabalhistas garantidos em lei e na própria Constituição ao funcionalismo público estadual.

Para o Estado não ficar com suas contas negativas, o governador além de infringir a LRF, ainda viola a Constituição Federal ao não conceder a revisão geral anual dos servidores, bem como não paga outros direitos já consolidados, como a concessão do auxílio-alimentação e precatórios.  

Ou seja, ele realiza pedaladas fiscais ao se apropriar dos valores que são de direito dos servidores públicos e os entrega ao grande empresariado, muitos desses, financiadores de suas campanhas. 

Diante aos crimes cometidos pelo governador Hartung, os autores requerem o impeachment com condenação à perda do cargo e inabilitação de cinco anos para o exercício de qualquer função pública.

Durante a entrega do pedido de impeachment, os servidores públicos estaduais estarão mobilizados numa Assembleia Geral Unificada, a partir das 13 horas, em frente a Assembleia Legislativa para protestar contra o arrocho salarial e os cortes nos serviços públicos que tem afetado toda a sociedade.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)