Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Goiás tem 4 milhões de eleitores aptos para votar amanhã



Agência Brasil

Brasília - Com 5,8 milhões de habitantes, Goiás é o estado mais populoso do Centro-Oeste e um dos oito em que a disputa para o governo será decidida no segundo turno, em 31 de outubro. O candidato vencedor vai administrar um orçamento de R$ 16,23 bilhões no próximo ano.

Os candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) disputam o governo no segundo turno. No primeiro turno, Perillo obteve 46,33% e Iris Rezende, 36,38%.

Para tentar reverter o quadro, Iris Rezende reforçou o apoio à sua candidatura no segundo turno. Além do PMDB, PT e do PCdoB, que estão com ele desde o primeiro turno, ele recebeu o apoio de outros oito partidos: PP, PR, PDT, PSC, PTN, PSDC, PRP e PSB. Todos integram a base de apoio ao governo federal. O terceiro colocado na votação, o candidato Vanderlan Cardoso (PR), que obteve 16,62% dos votos, também declarou apoio à candidatura de Iris Rezende.

Mesmo tendo tido Marconi Perillo como vice-governador por dois mandatos, o atual governador, Alcides Rodrigues (PP), apoia Iris Rezende nestas eleições. Perillo, por sua vez, tem o apoio do atual vice-governador, Ademir Menezes (PR).

O novo governador vai comandar um estado com uma economia essencialmente voltada para a agropecuária e a agroindústria. Apesar de a agricultura movimentar a economia do estado, a maior parte da população mora nas cidades. São 5 milhões de pessoas vivendo em áreas urbanas e 800 mil em áreas rurais. Goiânia é a cidade mais populosa, com 1,2 milhão de habitantes.

Goiás tem 4 milhões de eleitores. Do total, 2 milhões são mulheres e 1,97 milhão, homens. A maioria dos eleitores está na faixa etária entre 25 e 34 anos.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç