Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Geração de renda na área de Várzea da Amazônia é discutida


Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - As dificuldades, os avanços e os impactos na renda das famílias que vivem em terras inundáveis na Bacia Amazônica e que são apoiadas pelo Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama) foram discutidas hoje (14) durante o 1º Encontro Interinstitucional sobre Sistemas Produtivos Familiares e Geração de Renda na Várzea Amazônica.

Os participantes destacaram temas como a potencialização da mão-de-obra familiar, a melhoria da qualidade de vida e a fixação das famílias nas áreas ribeirinhas. José Oster, coodenador do subprojeto Manejo de Recursos Pesqueiros, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (AM), incluiu ainda a organização comunitária, o controle dos estoques de peixes e o retorno financeiro obtido após a implantação do subprojeto entre os comunitários do município.

"Trabalhamos sobretudo com o manejo do pirarucu, promovendo a pesca controlada e cumprindo todas as etapas previstas, desde a contagem nos lagos até a retirada propriamente dita do peixe dos rios. Para nós os resultados estão acima do esperado. Nesse encontro trocamos informações com as outras instituições", afirmou Oster.

Em Fonte Boa, o subprojeto de manejo dos recursos pesqueiros começou em 2003, com apenas 250 pescadores e 40 famílias beneficiadas. "Hoje somos 750 pescadores e cerca de 400 famílias. Das 109 comunidades que trabalhamos em 2007, 79 participaram da pesca do pirarucu. O sucesso alcançado já nos levou a iniciar também o manejo do jacaré e em breve também esperamos trazer outros resultados positivos", acrescentou Oster.

O gerente de Iniciativas Promissoras do ProVárzea/Ibama, Marcelo Derzi, lembrou que o evento é uma prévia do encontro anual dos coordenadores e participantes das 25 iniciativas apoiadas pelo projeto, e que deve ser aproveitado "como forma de estimular parcerias e trocas de informações pertinentes às técnicas e opções de produção, beneficiamento e agregação de valor aos produtos existentes".

O coordenador explicou ainda que, apesar da finalização dos subprojetos em 2007, pretende-se estabelecer parcerias para definir como monitorar a continuidade dessas iniciativas entre as comunidades ribeirinhas. "Queremos abrir o debate que anualmente acontece no Encontro Iniciativas Promissoras, previsto para 13 a 15 de maio em Manaus", antecipou.

Apresentações sobre os subprojetos realizados e experiências relacionadas à realidade amazônica - vivenciadas por instituições municipais e estaduais - foram incluídas na programação do encontro.

O ProVárzea/Ibama investiu quase R$ 9 milhões, entre 2002 e 2007, para o desenvolvimento de atividades de uso sustentável dos recursos naturais e ainda para capacitação, escoamento da produção, monitoramento e manejo de recursos.


 

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu