Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Geração de renda na área de Várzea da Amazônia é discutida


Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - As dificuldades, os avanços e os impactos na renda das famílias que vivem em terras inundáveis na Bacia Amazônica e que são apoiadas pelo Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama) foram discutidas hoje (14) durante o 1º Encontro Interinstitucional sobre Sistemas Produtivos Familiares e Geração de Renda na Várzea Amazônica.

Os participantes destacaram temas como a potencialização da mão-de-obra familiar, a melhoria da qualidade de vida e a fixação das famílias nas áreas ribeirinhas. José Oster, coodenador do subprojeto Manejo de Recursos Pesqueiros, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (AM), incluiu ainda a organização comunitária, o controle dos estoques de peixes e o retorno financeiro obtido após a implantação do subprojeto entre os comunitários do município.

"Trabalhamos sobretudo com o manejo do pirarucu, promovendo a pesca controlada e cumprindo todas as etapas previstas, desde a contagem nos lagos até a retirada propriamente dita do peixe dos rios. Para nós os resultados estão acima do esperado. Nesse encontro trocamos informações com as outras instituições", afirmou Oster.

Em Fonte Boa, o subprojeto de manejo dos recursos pesqueiros começou em 2003, com apenas 250 pescadores e 40 famílias beneficiadas. "Hoje somos 750 pescadores e cerca de 400 famílias. Das 109 comunidades que trabalhamos em 2007, 79 participaram da pesca do pirarucu. O sucesso alcançado já nos levou a iniciar também o manejo do jacaré e em breve também esperamos trazer outros resultados positivos", acrescentou Oster.

O gerente de Iniciativas Promissoras do ProVárzea/Ibama, Marcelo Derzi, lembrou que o evento é uma prévia do encontro anual dos coordenadores e participantes das 25 iniciativas apoiadas pelo projeto, e que deve ser aproveitado "como forma de estimular parcerias e trocas de informações pertinentes às técnicas e opções de produção, beneficiamento e agregação de valor aos produtos existentes".

O coordenador explicou ainda que, apesar da finalização dos subprojetos em 2007, pretende-se estabelecer parcerias para definir como monitorar a continuidade dessas iniciativas entre as comunidades ribeirinhas. "Queremos abrir o debate que anualmente acontece no Encontro Iniciativas Promissoras, previsto para 13 a 15 de maio em Manaus", antecipou.

Apresentações sobre os subprojetos realizados e experiências relacionadas à realidade amazônica - vivenciadas por instituições municipais e estaduais - foram incluídas na programação do encontro.

O ProVárzea/Ibama investiu quase R$ 9 milhões, entre 2002 e 2007, para o desenvolvimento de atividades de uso sustentável dos recursos naturais e ainda para capacitação, escoamento da produção, monitoramento e manejo de recursos.


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)