Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Geração de renda na área de Várzea da Amazônia é discutida


Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - As dificuldades, os avanços e os impactos na renda das famílias que vivem em terras inundáveis na Bacia Amazônica e que são apoiadas pelo Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (ProVárzea/Ibama) foram discutidas hoje (14) durante o 1º Encontro Interinstitucional sobre Sistemas Produtivos Familiares e Geração de Renda na Várzea Amazônica.

Os participantes destacaram temas como a potencialização da mão-de-obra familiar, a melhoria da qualidade de vida e a fixação das famílias nas áreas ribeirinhas. José Oster, coodenador do subprojeto Manejo de Recursos Pesqueiros, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (AM), incluiu ainda a organização comunitária, o controle dos estoques de peixes e o retorno financeiro obtido após a implantação do subprojeto entre os comunitários do município.

"Trabalhamos sobretudo com o manejo do pirarucu, promovendo a pesca controlada e cumprindo todas as etapas previstas, desde a contagem nos lagos até a retirada propriamente dita do peixe dos rios. Para nós os resultados estão acima do esperado. Nesse encontro trocamos informações com as outras instituições", afirmou Oster.

Em Fonte Boa, o subprojeto de manejo dos recursos pesqueiros começou em 2003, com apenas 250 pescadores e 40 famílias beneficiadas. "Hoje somos 750 pescadores e cerca de 400 famílias. Das 109 comunidades que trabalhamos em 2007, 79 participaram da pesca do pirarucu. O sucesso alcançado já nos levou a iniciar também o manejo do jacaré e em breve também esperamos trazer outros resultados positivos", acrescentou Oster.

O gerente de Iniciativas Promissoras do ProVárzea/Ibama, Marcelo Derzi, lembrou que o evento é uma prévia do encontro anual dos coordenadores e participantes das 25 iniciativas apoiadas pelo projeto, e que deve ser aproveitado "como forma de estimular parcerias e trocas de informações pertinentes às técnicas e opções de produção, beneficiamento e agregação de valor aos produtos existentes".

O coordenador explicou ainda que, apesar da finalização dos subprojetos em 2007, pretende-se estabelecer parcerias para definir como monitorar a continuidade dessas iniciativas entre as comunidades ribeirinhas. "Queremos abrir o debate que anualmente acontece no Encontro Iniciativas Promissoras, previsto para 13 a 15 de maio em Manaus", antecipou.

Apresentações sobre os subprojetos realizados e experiências relacionadas à realidade amazônica - vivenciadas por instituições municipais e estaduais - foram incluídas na programação do encontro.

O ProVárzea/Ibama investiu quase R$ 9 milhões, entre 2002 e 2007, para o desenvolvimento de atividades de uso sustentável dos recursos naturais e ainda para capacitação, escoamento da produção, monitoramento e manejo de recursos.


 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç