Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Geovani Borges quer isonomia entre funcionários do Amapá e de Roraima com RO



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) informou ao Plenário ter apresentado uma proposta de emenda à Constituição (PEC 04/10) estabelecendo tratamento isonômico para os servidores de Roraima e Amapá com relação aos servidores de Rondônia.

O senador explicou que a Emenda Constitucional 19 transformou em quadros em extinção da administração federal "os servidores públicos federais da administração direta e indireta, os servidores municipais e os integrantes da carreira policial militar dos ex-territórios federais do Amapá e de Roraima, que comprovadamente encontravam-se no exercício regular de suas funções prestando serviços àqueles ex-territórios na data em que foram transformados em estados".

Igual tratamento tiveram "os policiais militares que tenham sido admitidos por força de lei federal, custeados pela União; e, ainda, os servidores civis nesses estados com vínculo funcional já reconhecido pela União".

Para o senador, a emenda, "medida justa e acertada", garantiu "um importante alívio para os cofres públicos das duas unidades da Federação", viabilizando "que o poder público estadual direcionasse um maior volume de recursos ao atendimento das muitas necessidades das sofridas populações".

Geovani Borges prossegue lembrando que a Emenda Constitucional 60, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), aprovada no último dia 11 de novembro, garantiu a mesma transformação aos funcionários públicos de Rondônia em igual situação de seus congêneres de Roraima e Amapá. Porém com uma diferença: agraciou com os mesmos benefícios os servidores "admitidos regularmente nos quadros do estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito, em 15 de outubro de 1987".

- Como se pode ver, não restaram abrigados pelo dispositivo da norma recém transcrita os servidores que foram admitidos no serviço público do Amapá e de Roraima no período entre a criação dos novos estados pela Constituição de 5 de outubro de 1988 e a sua efetiva instalação, com a posse dos primeiros governadores eleitos, em 1º de janeiro de 1991 - afirmou Geovani Borges.

Sua proposta, então, visa beneficiar também os servidores admitidos nos dois estados no período entre a sua criação e a sua efetiva instalação.

- Aprovada essa PEC, ficará bem definida também a situação dos servidores admitidos no período entre a criação dos estados de Amapá e Roraima e a sua efetiva instalação, garantida perfeita isonomia coma situação assegurada ao estado de Rondônia pela Emenda Constitucional 60, de 2009 - finalizou.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)