Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Fundo Brasil doa mais de 1 milhão de reais para direitos humanos


 
O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai doar mais de 1 milhão de reais neste ano para apoiar projetos que tenham o objetivo de combater a violência institucional, a discriminação e o tráfico de pessoas. A Fundação abriu inscrições para dois editais: "Combate à violência institucional e à discriminação" e "Enfrentamento ao tráfico de pessoas", que receberão inscrições até o dia 27 de fevereiro.
 
Por meio do Edital Anual 2015 "Combate à violência institucional e à discriminação" será doado um total de até 800 mil reais, sendo até 40 mil reais por iniciativa. As propostas devem ser apresentadas por organizações ou indivíduos que atuam na defesa de direitos humanos em todo País. Serão priorizadas organizações da sociedade civil e defensores de direitos humanos que tenham poucos recursos e dificuldade de acesso a outras fontes.
 
O foco das propostas deve ter como base as seguintes questões: superexploração do trabalho; trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público; discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; combate à intolerância religiosa.
 
Tráfico de pessoas

O edital "Enfrentamento ao tráfico de pessoas" vai doar um total de 360 mil reais, sendo até 40 mil reais para cada projeto selecionado. O tráfico de pessoas é uma das grandes preocupações atuais e merece a atenção dos defensores de direitos humanos. A nova linha de apoio será destinada a grupos que combatem o tráfico para o trabalho escravo ou exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes. Ou, ainda que em menor escala, para o tráfico de órgãos ou adoções ilegais.  

De acordo com a coordenadora de projetos da Fundação, Taciana Gouveia, é fundamental que a informação sobre a possibilidade de apoio ao trabalho de combate ao tráfico chegue a todo o Brasil e encontre grupos dispostos a enfrentar a questão, pois esse é um problema muitas vezes silenciado.
"Os editais têm sido uma importante ferramenta de incentivo e apoio a diversos projetos do Brasil. Desde 2007 a fundação já apoiou 247 iniciativas nas cinco regiões do país, o que se traduz em 7,4 milhões de reais destinados a organizações de direitos humanos", disse a coordenadora de projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
 
Veja os editais completos no site www.fundodireitoshumanos.org.br e também nas páginas da fundação no Facebook (Facebook.com/fundobrasil) e no Twitter (twitter.com/fundobrasil).
 
Sobre a Fundação
 
Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, o Fundo Brasil de Direitos Humanos iniciou suas atividades em 2006, como fundação privada, sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos, com vistas a fortalecer organizações da sociedade civil e desenvolver a filantropia nacional.

Fonte: Débora Borges

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)