Sexta-feira, 11 de março de 2016 - 13h07
Paula Pitta - A Tarde
Uma funcionária da Odebrecht, que não teve o nome divulgado, foi presa nesta sexta-feira, 11, no bairro de Pernambués. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal (PF), esta prisão tem relação com a 23ª fase da Operação Lava Jato, denominada de "Acarajé".
Segundo a PF, informações e provas coletadas durante a ação deflagrada no dia 22 de fevereiro deram subsídios para a Justiça expedir este mandado de prisão preventiva.
A mulher, que foi detida em casa, tinha o cargo de assistente administrativo. Não há informações sobre qual era a participação dela no esquema de corrupção envolvendo a Petrobras, investigado pela Lava Jato.
Após ser presa, a mulher foi levada para a sede da PF, em Água de Meninos. Ela será transferida para a unidade da Polícia Federal em Curitiba, que concentra as investigações.
Além do mandado de prisão, os policiais federais também fizeram buscas na casa da funcionária detida. O mesmo ocorreu na sede de Odebrecht Realizações, na avenida Paralela.
Acarajé
A 23ª fase da Lava Jato teve como alvo principal o marqueteiro do PT João Santana. Ele e a mulher Mônica Moura são investigados por supostamente receber dinheiro de propina de empreiteiras. De acordo com a PF, eles usavam offshores para receber esses valores no exterior.
João Santana e Mônica estavam no exterior quando a ação foi deflagrada e não foram presos no mesmo dia. Quando retornaram ao Brasil, eles se apresentaram aos policiais federais e foram detidos.
Na época, foram expedidos diversos mandados de prisão para o casal, pessoas ligadas a ele e funcionários da Odebrecht, como Maria Lúcia Tavares, que é secretária de executivos da empreiteira. Quando a 23ª fase foi deflagrada, delegados da PF disseram que ela era responsável por criar planilhas de pagamento de "acarajés" (nome utilizado pela Odebrecht para indicar o pagamento de propina).
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Maria Lúcia, que foi presa no dia 22 de fevereiro, foi solta essa semana após fechar acordo de delação premiada em que forneceu informações e documentos relacionados a Lava Jato.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)