Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Funai acelera demarcação de terra indígena Kayabi


Luana Lourenço
Agência Brasil


Brasília – Depois do protesto de indígenas Kayabi, que mantiveram sete funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) reféns por quase uma semana, a Funai decidiu acelerar o processo de demarcação da terra indígena da comunidade, uma das reivindicações do grupo.

A liberação só ocorreu ontem (23), depois que representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria-Geral da Presidência intervieram nas negociações. Pelo acordo, a Funai comprometeu-se a priorizar o processo de demarcação. No dia 31 de outubro, uma equipe do Exército deverá começar um levantamento topográfico da área e a demarcação física.

Os Kayabi vivem em Mato Grosso, perto da divisa com o Pará, região onde o governo pretende construir a Usina Hidrelétrica São Manoel, no Rio Teles Pires. Além da demora na demarcação da terra indígena, os índios questionam a construção da barragem sem a concordância das comunidades atingidas.

Diante da pressão indígena, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu três audiências públicas para discutir os estudos de impacto ambiental da hidrelétrica. Depois da suspensão, a Justiça Federal em Sinop (MT) determinou o adiamento das audiências por 90 dias e exigiu a tradução dos documentos do processo de licenciamento ambiental para a língua dos povos indígenas que serão afetados.

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)