Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

FREI BETO: Falta articulação entre movimentos sociais e o governo Lula


 
Bruno Bocchini 
Agência Brasil 

Frei Beto defendeu hoje (4) uma maior articulação entre os movimentos populares para abrir mais espaço no governo às pautas de cunho social. Segundo ele, desde 2003, os movimentos populares têm se “desmobilizado”, pressionando menos o governo a adotar uma agenda de reformas sociais profundas.

“Nós não conseguimos criar uma articulação dos movimentos sociais brasileiros. As poucas tentativas ocorridas ainda não foram exitosas. Como a criação da Central dos Movimentos Populares, como a Assembléia Popular. Surgiram, mas todas muito frágeis. Não foi exitoso em estabelecer bandeiras ou pautas comuns de luta” disse em palestra a membros do projeto Meninos e Meninas de Rua, em São Bernardo do Campo (SP).

Frei Beto, conselheiro do presidente Lula no início de seu governo e atualmente assessor de movimentos sociais, disse ainda que parte da desmobilização dos movimentos populares se deu em razão de eles imaginarem que o governo Lula resolveria “na canetada” todos os problemas do país. “Ao eleger o governo Lula, o movimento teve inconscientemente a impressão de que estava criando uma grande vaca com uma teta para cada boca”, disse.

De acordo com Frei Beto, houve um distanciamento entre o governo federal e os movimentos sociais, o que acabou por afastar do poder a agenda pretendida pelos movimentos populares. “O governo Lula tinha duas pernas de governabilidade. O movimento social e o Congresso. Infelizmente, o governo Lula fez opção pelo Congresso. Os movimentos sociais não são importantes para a estratégia de governabilidade do governo Lula. Com muita dificuldade conseguem ter audiência com algum ministro. São escutados como favor. E não como parceiros”, ressaltou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)