Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Fórum sobre saída brasileira para o Pacífico, via Cruzeiro do Sul


Ilderlei participa de fórum empresarial no Peru


Agência Amazônia


BRASÍLIA — A segunda saída brasileira para o Oceano Pacífico, via Cruzeiro do Sul (AC) e Pucalpa (no estado de Ucayali, Peru) será discutida durante o Fórum Empresarial Brasil-Peru, entre os dias 4 e 6, em Lima. A reunião debaterá investimentos, infra-estrutura, energia, indústria, comércio e serviços. O deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) participa do encontro. Esta a segunda viagem dele ao país vizinho este ano; desta vez na condição de integrante de missão oficial da Câmara dos Deputados, onde preside a Frente Parlamentar Brasil-Peru.

Se depender da vontade política de Cordeiro, a segunda saída acreana para o Oceano Pacífico via Cruzeiro do Sul-Pucallpa já está entre as definições do encontro. "Asseguro que vamos importar tomate e demais hortifrutis a um preço inferior, enquanto exportaremos carne, madeira, cimento e eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus". Nesse aspecto, o deputado lembra que existe na região mais ocidental do País um mercado consumidor de 33 milhões de pessoas.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal prevê o asfaltamento de cerca de 700 quilômetros, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os 250 quilômetros restantes entre Cruzeiro e a fronteira dependem de novos investimentos, que já estão sendo reivindicados.

No aspecto geográfico e na logística de transporte rodoviário, a alternativa Cruzeiro do Sul-Pucallpa também leva vantagem, observa Cordeiro. "Pela outra via (Assis Brasil-Puerto Maldonado), a altura do terreno limita um caminhão a levar apenas 12 toneladas, quando esse volume pode triplicar com alguma folga", assinala.

Negócios fortalecidos

O Fórum será aberto segunda-feira pelo presidente do Peru, Alan García Pérez. Entre outras autoridades, dele participarão o presidente da Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru-Brasil, Miguel Veja Alvear e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf.

Nos três dias, o encontro debaterá oportunidades em infra-estrutura, energia, agroindústria, turismo e serviços. A rodada de negócios prevista para terça-feira, 5, contempla obras de infra-estrutura, etanol e petroquímica, florestal e móveis de madeira, habitação, têxteis e confecções, supermercados e abastecimento, jóias e bijuterias e integração regional.

Minissérie Amazônia

Em nome do PPS, o deputado Ilderlei Cordeiro saudou na quinta-feira a novelista Glória Perez, da Rede Globo, durante homenagem prestada pela Câmara dos Deputados, a pedido da deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC). "Criadores, diretores, atores e funcionários da Rede Globo conseguiram mostrar ao Brasil um pouco da história acreana, através da minissérie Amazônia — de Galvez a Chico Mendes", ele disse.

Para Cordeiro, a minissérie não se limitou a mais uma produção televisiva: "Ela veio em um momento particular da vida brasileira, respondendo a uma demanda da humanidade". Disse que, mais do que nunca, o Brasil precisa admirar e amar a Amazônia para poder preservá-la".

 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p