Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Forças Armadas realizam operação simulada de defesa da Amazônia



Amanda Mota
Agência Brasil

Manaus - As Forças Armadas estão realizando desde o dia 4, no Amazonas e em Roraima, com cerca de 5,3 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, uma manobra com exercícios de planejamento, comando, controle e execução contra uma possível invasão da região.

A Operação Poraquê (nome do peixe elétrico que vive na região amazônica), prevista para terminar no dia 15, também inclui entre seus objetivos a integração das forças naval, terrestre e aérea em ações de combate na selva, como operações ribeirinhas, aeromóveis e aeroterrestres, patrulha em águas jurisdicionais do país, coordenação e garantia da superioridade aérea.

A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com a participação da Petrobras, que fornece o combustível para as atividades, e da Manaus Energia, no fornecimento de energia elétrica.

O comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, ressalta a importância da operação para o exercício das práticas militares para proteção da Amazônia.

"A Operação Poraquê tem uma utilidade ímpar para a Amazônia, porque consolida uma oportunidade de trabalho conjunto entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica em benefício da região. Com isso, estamos aperfeiçoando nossa doutrina para atuar cada vez melhor no apoio logístico na região. A operação nos ajuda ainda a atualizar dados de perícia e a manter contato com a população civil", afirmou.

O general observou que a força militar brasileira precisa de melhorias para lidar com possíveis situações de guerra. Ele lembrou a preocupação do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, quanto ao monitoramento da Amazônia.

O ministro esteve na semana passada em Manaus em encontro com oficiais generais da região e disse que o país não pode ficar na dependência de tecnologia estrangeira.

"Temos que considerar que um conflito armado não acontece de uma hora para outra. Nesse caso, temos um tempo de preparação e teríamos condição de acionar a estrutura necessária. Sabemos que tem havido por parte do Ministério da Defesa e do ministro Mangabeira Unger uma preocupação muito grande quanto ao plano estratégico de defesa da Amazônia, levando-se em conta a necessidade urgente do reaparelhamento militar. Precisamos ter, com urgência, uma melhora nos materiais de emprego militar", disse o general.

Segundo o chefe de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social do Exército, coronel José Carlos Sappi, é o oitavo treinamento militar do gênero da região, e deve custar cerca de R$ 10 milhões.

A operação está sendo realizada na região da Calha do Rio Negro, ao longo da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RO), e em Manaus, Presidente Figueiredo, Barcelos, Balbina, Novo Airão e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e em Caracaraí e Rorainópolis, em Roraima.

Além do treinamento técnico, a Operação Poraquê também inclui ações cívico-sociais, como atendimentos médico-odontológico realizados pelos navios-hospitais da Marinha, por militares do corpos de saúde do Exército e da Força Aérea Brasileira, com o apoio do governo do Amazonas e dos municípios da região.


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)