Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ferrovia que ligaria Rondônia a Goiania é transformada em Ferrovia Transcontinetal



Iolando Lourenço
Agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (1º) a Medida Provisória 427, que amplia a extensão da Ferrovia Norte-Sul. Pela MP, o trecho entre Belém (PA) e Senador Canedo (GO) será estendido até a cidade de Panorama (SP). A aprovação só foi possível após os líderes da oposição fecharem acordo com os governistas e retirarem a obstrução que vinham fazendo à votação da matéria.

A oposição aceitou votar hoje apenas essa MP e adiar as votações das outras quatro medidas provisórias que estão trancando a pauta. Com isso, os oposicionistas retiraram todos os requerimentos protelatórios das votações.

Os líderes decidiram adiar as votações das outras MPs para depois da reunião com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcada para amanhã (2), a partir das 10h. Na reunião, eles vão analisar a pauta de votações e buscar um entendimento para votar as MPs que trancam a pauta.

O líder do PSDB, deputado José Anibal (SP), adiantou que se os aliados do governo não apresentarem uma pauta propositiva de matérias de interesse do Congresso para ser votadas antes do recesso de julho, eles vão continuar obstruindo as votações das MPs.

"Vamos ver o que os líderes governistas vão nos propor para votar, além dessas MPs. Se forem matérias de interesse do país, podemos desistir da obstrução. Caso contrário, continuaremos obstruindo as votações", disse o parlamentar tucano.

A MP aprovada hoje, que vai agora à apreciação do Senado, foi alterada em diversos pontos pelo relator, deputado Jaime Martins (PR-MG). Entre as mudanças apresentadas pelo relator e aprovadas pelo Plenário da Câmara, está a que transforma o trecho que ligaria Vilhena, em Rondônia, a partir da cidade goiana de Uruaçu em Ferrovia Transcontinental Brasil-Peru. Martins disse que a proposta vai reestruturar a malha ferroviária e permitir a sua integração com ferrovias mais modernas.

 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p