Sábado, 5 de maio de 2007 - 18h49
Feministas protestarão durante visita do papa contra marginalização das mulheres pela Igreja Católica
Sabrina Craide
Agência Brasil
Em sua visita ao país na próxima semana, o papa Bento XVII será recebido pelas mulheres brasileiras com protestos em diversas cidades. Elas vão se reunir em frente às igrejas matrizes das capitais e na Catedral da Sé, em São Paulo, para manifestar seu descontentamento com o posicionamento conservador da Igreja Católica em relação às mulheres.
De acordo com a socióloga Dulce Xavier, do movimento Católicas pelo Direito de Decidir (referência à posição do grupo em relação ao aborto), elas vão entregar um documento e erguer uma faixa com questionamentos ao papa. Para Xavier, o líder maior da Igreja Católica não reconhece o poder político das mulheres na igreja e na família, delegando a elas apenas a tarefa de ser mãe.
A visão é sempre a de que as mulheres devem estar a serviço da Igreja, mas não existe a menor perspectiva de ordenar as mulheres, que seria o acesso à palavra, o poder de decisão dentro da igreja, reclama ela, em referência ao fato de as mulheres ainda não poderem exercer o sacerdócio dentro da Igreja Católica.
A ativista também critica a interferência da igreja no Estado brasileiro. Segundo ela, isso acontece porque a igreja não têm conseguido passar seus valores aos católicos. A igreja, como não consegue a obediência dos seus fiéis, usa o poder de influência que tem na sociedade para pressionar o estado a acatar as normas e regras que ela acredita que são importantes, para obrigar toda a população a cumprir, através de uma lei, de uma política pública, o que ela não consegue impor nem para os seus próprios fiéis, afirma.
Para ela, o Estado brasileiro, por ser laico, deveria respeitar as diferentes expressões religiosas. Xavier argumenta que a sociedade brasileira considera normal essa interferência. A influência da igreja sobre o estado, para a maioria da população, é vista como uma coisa mais ou menos boa, porque, afinal de contas, a igreja tem boa intenção, e as pessoas não se lembram que há uma separação oficial entre igreja e Estado, diz Dulce Xavier.
Embora reconheça a importância da visita do papa para os católicos brasileiros, a expectativa da militante é que o pontífice apenas reforce o pensamento conservador em relação a diversos assuntos, inclusive sobre as mulheres.
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação