Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Expansão das ferrovias ajudará a reduzir custos com transportes



Brasília – O transporte ferroviário de cargas crescerá 57% até 2015, quando atingirá a marca de 765 milhões de toneladas movimentadas. A estimativa é da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

A concessão das ferrovias trouxe ganhos importantes para o país, como a melhoria da gestão e da produtividade do sistema de transporte ferroviário e a ampliação da frota de vagões e locomotivas, disse o presidente do Conselho Diretor da ANTF, Júlio Fontana Neto, na reunião do Conselho Temático de Infra-Estrutura  (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Mesmo assim, admitiu Fontana, a malha ferroviária disponível poderia ser melhor aproveitada. Ele explicou que o desenvolvimento do transporte ferroviário depende da superação de uma série de desafios. Entre os mais graves, estão as invasões das áreas de domínio das malhas ferroviárias, as construções irregulares nas margens das ferrovias e o excesso de passagens em nível. Além disso, destacou ele, o setor é penalizado por um sistema tributário que taxa as importações de componentes e desestimula investimentos de longo prazo.

Fontana apóia o atual plano do governo federal de expansão da malha ferroviária, mas ressaltou a importância de estimular os investimentos  na rede existente. Segundo ele, há mais de 12 mil passagens em nível ao longo dos 28 mil quilômetros de ferrovias, entre as quais 2.611 são consideradas críticas. “Sem resolver os gargalos da malha atual, as novas ferrovias não atingirão a eficiência prevista”, disse.

Ele entende que a melhor forma de atacar os gargalos é por meio da utilização dos  recursos gerados pela concessão e repassados ao governo pela outorga da concessão e o arrendamento dos ativos. “Com esses recursos, em quatro anos, no máximo, todos os problemas críticos seriam resolvidos e a produtividade melhoraria em 30%”, garantiu.

O executivo lembrou que o setor também espera a solução para as dificuldades enfrentadas nos processos de licenciamento ambiental. Durante a reunião do Coinfra, realizada na tarde desta terça-feira, 8 de julho, na sede da CNI, em Brasília, Fontana pediu o apoio dos conselheiros para as propostas da Agenda Estratégica das Ferrovias da ANTF. Ele argumentou que a melhoria das condições das ferrovias ajudará a reduzir o custo Brasil e favorecerá a indústria nacional.

Fonte: CNI

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p